Inovação no Direito: insights sobre o mercado jurídico

A verdade é que a inovação no Direito, intrínseco ao processo de transformação digital, não é mais uma tendência ou um mero exagero, mas sim uma necessidade urgente entre os advogados.
Ana Julia Saraiva
Ana Julia Saraiva
Advogada. Responsável por conteúdo na equipe de marketing da Turivius.

Em um recente artigo, “os impactos da transformação digital na advocacia”, falamos da importância de escritórios de advocacia olharem para o processo de transformação digital.

Inovação no Direito, Tendências e Perspectivas

A verdade é que a inovação no Direito, intrínseco ao processo de transformação digital, não é mais uma tendência ou um mero exagero, mas sim uma necessidade urgente entre os advogados.

A boa notícia é que inovar no Direito passou a ser um processo tangível e simples para a advocacia. A questão hoje passa apenas por uma escolha: aproveitar a onda ou arriscar perder a chance de ser um profissional de renome no mercado jurídico de amanhã?

Com o intuito de conhecer e entender ainda mais o mercado com o qual trabalhamos, realizamos, com frequência, entrevistas com advogados de escritórios renomados do país para compreender os desafios enfrentados e as perspectivas de futuro nesse mercado cada dia mais competitivo.

Hoje, compartilhamos os insights trazidos pelas convidadas, Dra. Luciana Carolina Gonçalves, do escritório Nogueira & Tognin Advogados Associados, e a Dra. Bruna Luiz Rocha Gravena, do escritório Bettamio Vivone, Pace e Lucena Advogados associados.

Inovação no Direito: A atuação do advogado mudou

Em ambas as entrevistas que realizamos, um ponto em comum chama a atenção: ambas advogadas vivenciaram a transição do processo físico para o eletrônico.

Jovens advogados, que tiveram contato com o processo físico em seus estágios, enfrentaram, logo no momento de inserção no mercado de trabalho, a dificuldade de se adaptar a um novo formato. Enquanto advogados antigos, tiveram que se reinventar após anos de determinada rotina de trabalho.

A velha atuação fica para trás e novas possibilidades surgem. No caso da digitalização dos processos, é inegável o ganho dos advogados. Hoje é possível atrair novos clientes de todo o país sem depender da contratação de correspondentes para realização de cópias ou protocolos, por exemplo.

No mesmo sentido, é válido lembrar que a manutenção do trabalho da Justiça, mesmo no auge da pandemia do COVID-19, somente foi possível graças à digitalização do judiciário.

A prospecção de clientes também mudou

A verdade é que há uma nova forma de consumo nos dias atuais. O cliente de hoje não só busca, como exige encontrar a melhor solução para o seu problema.

A internet oferece ao cliente um mar de possibilidades. Diante disso, não há dúvidas, o advogado precisa estar online para ser encontrado.

Esse foi, inclusive, o maior desafio apresentado pela Dr. Bruna Gravena durante a nossa entrevista. Com a transformação do mercado, o escritório passou a ver a necessidade de estar presente nas redes sociais para atrair novos clientes por meio do marketing jurídico.

A Turivius sabe a diferença de um bom posicionamento de marketing e por isso, no mês do advogado, lançou o Guia Definitivo de marketing digital para advogados: Passo-a-passo de como atrair clientes online.

Em nosso guia nós apresentamos um passo-a-passo detalhado para você colocar a mão na massa hoje mesmo e começar a sua produção de conteúdo do Google ao Instagram. O ebook é gratuito, baixe aqui, e conta com uma entrevista exclusiva com a advogada e Conselheira Federal da OAB Greice Stocker:

Visual law para facilitar a comunicação com o cliente

A Dra. Luciana Carolina Gonçalves, por sua vez, ressaltou a preocupação do escritório em apresentar a melhor comunicação para o seu cliente por meio do visual law. O propósito do escritório com ferramentas de visual law é tornar a comunicação jurídica mais acessível e eficiente para o cliente.

O cliente que passa a compreender, antes e durante o seu processo, quais sãos os riscos e possibilidades, por meio de uma comunicação atrativa e, acima de tudo, acessível, é o cliente que no futuro irá procurar ou recomendar os seus serviços. Com o novo perfil de consumo, surgiu também a experiência do cliente, ou seja, o cliente está atento também aos detalhes da prestação do serviço jurídico prestado.

Com gráficos de jurimetria, por exemplo, é possível ao advogado demonstrar as chances de êxito do processo a depender do relator que julgará, por exemplo. Assim, você passa a ser um advogado que orienta o seu cliente embasado em dados reais e factíveis, não mais em suposições.

Leia também: Por que advogados deveriam investir no Visual Law?

Ferramentas tecnológicas que otimizam o tempo do advogado

Durante as entrevistas acima mencionadas, ambas advogadas demonstraram que em razão de um Sistema Tributário complexo como o do Brasil, a otimização do tempo é uma necessidade primordial para o advogado.

A inovação no Direito permite ao advogado usufruir de diversas ferramentas que otimizam o seu tempo e permitem aprofundamento em teses complexas, por exemplo.

A Dra. Dra. Luciana Carolina Gonçalves, especialista em Direito Tributário, ressaltou que o estudo de precedentes é essencial para a resolução dos casos e que é necessário analisar de forma minuciosa a interpretação das leis por cada órgão julgador.

A falta de padronização dos sites do Judiciário e de Conselhos Administrativos, por sua vez, é um empecilho para a otimização do tempo com pesquisas jurisprudenciais. Por isso, contar com ferramentas de pesquisa jurisprudencial que unificam tribunais passa a ser cada vez mais uma exigência para o dia a dia de escritórios de advocacia.

A demanda manual e repetitiva deve ser realizada por robôs, enquanto o advogado ocupa-se de estudar teses mais complexas para obter o retorno financeiro que deseja.

Mitigação de riscos por meio da Jurimetria

Muitos advogados já aplicam jurimetria em seu dia a dia e sequer imaginam. A jurimetria nada mais é do que a análise estatística aplicada ao Direito.

O que ocorre, é que muitos escritórios realizam esse trabalho de forma manual no Excel por meio de uma amostragem irrisória perto da totalidade de processos que tramitam no Judiciário.

Segundo dados do CNJ, o Judiciário possui mais de 77 milhões de processos em tramitação – 40% deles, de natureza tributária, que podem, com a ajuda da Inteligência Artificial, ser analisados em segundos.

Com o uso da Jurimetria, o advogado se ocupa da análise dos dados e não mais um trabalho manual, repetitivo e, ao fim, ineficiente e inseguro. A inovação no Direito, como o uso de Jurimetria, passa a ser um potencializador para o trabalho do advogado, que ganha tempo para rotinas estratégicas para o seu negócio.

Além disso, como muito bem salientado pela Dra. Bruna Gravena, a Jurimetria passa a ser uma aliada do advogado também na comunicação com o cliente.

A Jurimetria, se já não é a principal ferramenta do advogado, muito breve se tornará. O sistema de precedentes, advindo com o novo CPC, ganhou relevância nos últimos anos e exige uma maior atenção à aplicação de precedentes pelo Judiciário.

A inovação no Direito traz novas possibilidades

Embora, em um primeiro momento, o mercado jurídico tenha se apresentado resistente à inovação, temos visto como os mais disruptivos escritórios de advocacia operam e implantam novos produtos e serviços a cada ano e destacam-se.

É exigido cada vez mais abrir mão da mentalidade clássica do advogado para aproveitar as inúmeras oportunidades e possibilidades que novos produtos e serviços jurídicos oferecem para a rotina da advocacia.

Dos insights trazidos pelo mercado, a inovação no Direito é crucial para aqueles que desejam fazer parte do mercado jurídico de amanhã.

Leia também em nosso blog:

Sumário

Posts Relacionados

Direito Empresarial: 4 Estratégias Práticas para Destacar sua Carreira
Explore as estratégias essenciais do Direito Empresarial e descubra como impulsionar sua carreira, seja atuando em escritórios especializados ou integrando
Veja como realizar um controle de prazos processuais de forma simples e segura

O controle de prazos processuais não é apenas uma tarefa rotineira, é uma prática que exige precisão, vigilância e uma

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.