O que é Legal Analytics e quais são suas vantagens para os advogados?
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

O que é Legal Analytics e quais são suas vantagens para os advogados?

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Legal Analytics é um conjunto de ferramentas que possibilita aos advogados darem um grande passo quando pensamos no desenvolvimento de estratégias processuais. 

Com acesso aos dados estruturados a partir de categorias relevantes é possível obter um direcionamento baseado em números, o que colabora com maior assertividade, fidelização de clientes, redução de riscos e de despesas processuais, dentre outros.

Acompanhe o artigo para descobrir como o Legal Analytics pode ser vantajoso para o seu dia a dia. 

Leia também:

Como a pandemia do coronavírus vai transformar o Direito

O que é Legal Analytics?

O Legal Analytics consiste na ferramenta que viabiliza a obtenção de insights através da análise de dados estruturados com o auxílio da inteligência artificial.

Com essa tecnologia, torna-se possível a análise jurídica a partir de dados. 

Ou seja, para que os dados sejam utilizados de forma a colaborar com a rotina dos advogados é preciso que eles estejam devidamente categorizados por tema, julgador responsável, tribunal, etc. 

Se essa mesma categorização fosse feita manualmente, o mesmo trabalho poderia demandar semanas ou meses dos profissionais, o que tornaria inviável o cumprimento de prazos, nutrição de relacionamento com o cliente, dentre outras demandas mais complexas.

Da mesma forma que já acontecia com outras áreas, com o uso do legal analytics passa a ser possível a obtenção de números reais a orientar na atuação dos profissionais de Direito. 

Desse modo, além de contarem com os anos de expertise e prática forense, os advogados passam a ser beneficiados com uma tecnologia que é capaz de esclarecer diversas dúvidas.

Quais são as chances de êxito em determinada demanda que é de competência de determinado julgador? Como calcular quais são os riscos de prosseguir com o processo? Seria melhor propor um acordo? Qual é o melhor horário para protocolo requerendo concessão de liminar?

Todas essas respostas podem ser obtidas a partir da análise de dados. 

E quais são as vantagens de contar com o apoio dessa tecnologia? 

Vantagens da ferramenta para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

Com essa análise jurídica baseada em dados é possível a obtenção de insights que farão toda diferença na estratégia processual utilizada pelo profissional do Direito. 

O advogado responsável por atuar na causa passa a ser capaz de entender os padrões dos julgamentos, traçando o perfil das partes litigantes, as teses utilizadas por aquele julgador, dentre outras informações relevantes para o deslinde da causa. 

Uma vez que esse profissional passa a enxergar o padrão de atuação da parte contrária e as teses que são comumente utilizadas ou, ainda, passa a compreender como o julgador se posiciona sobre determinado tema, ele começa a trabalhar de forma ainda mais estratégica.

Diminui-se a quantidade de tiros no escuro e também as chances de ser surpreendido por novos argumentos para os quais você não estava preparado.

Dessa forma, tanto os escritórios de advocacia quanto os departamentos jurídicos conseguem entregar maior assertividade na sua atuação, reduzindo os riscos processuais e percebendo maior previsibilidade na prática forense. 

Aplicar o Legal Analytics é potencializar o valor que os dados possuem, uma vez que ao serem analisados eles passam a contribuir com informações essenciais para a atuação estratégica do corpo jurídico. 

Assim é possível passar maior segurança para o seu cliente ou para a empresa em que trabalha, conquistando sua confiança e visibilidade para o trabalho que está sendo feito, que somado à sua expertise ainda conta com a ajuda de uma análise inteligente dos dados. 

Dica bônus: Guia definitivo sobre Jurimetria

Se você quer conhecer um pouco mais sobre como os dados podem te ajudar a vencer mais processos, atuar de forma mais estratégica e a fidelizar seus clientes de uma vez por todas não deixe de baixar o E-book sobre Jurimetria produzido pela Turivius. 

Baixe aqui nosso E-book sobre Jurimetria e Direito e tire suas dúvidas!

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas