Metodologias ágeis na advocacia

Metodologia Ágil é um termo utilizado para identificar novas estruturas, métodos e modelos de trabalho que revolucionaram os times de tecnologia. Conheça os impactos das metodologias ágeis na advocacia.
Myrian Santiago
Myrian Santiago
Advogada Tributarista | Co-Founder e Trainer da @Jurídico Ágil | Scrum Master | Aprendiz de Agilidade

Imagine um ambiente de trabalho em que as pessoas trabalham em colaboração, sem hierarquia, com muita autonomia, formando uma unidade coesa focada no cliente e na estratégia do negócio, trabalhando em alta performance (entrega de mais valor em menos tempo) e obtendo produtividade 100% superior no primeiro mês de trabalho.

Metodologias ágeis na advocacia

Este ambiente é possível com a adoção das Metodologias Ágeis.

O que são metodologias ágeis?

A Agilidade tem origem no desenvolvimento de softwares nos anos 80 e 90, quando não funcionaram os métodos “pesados” de trabalho (waterfall, por ex.), que tornava tudo lento e burocrático. Um grupo de desenvolvedores que tiveram muito êxito com a adoção de métodos “leves”, tais como o SCRUM,  decidiram divulgar um “Manifesto Ágil” em 2001.

No manifesto compartilharam seus principais valores:

  • indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • soluções que funcionem mais que documentação;
  • colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • responder a mudanças mais que seguir um plano.

E para alcançar estes valores 12 princípios seriam por ele observados: satisfação do cliente, abraçar a mudança, entrega frequente, trabalho em colaboração, autonomia, comunicação efetiva, entrega de valor, ritmo sustentável, excelência, simplicidade, auto organização e melhoria contínua.

Logo após, em 2004, foi concebido o método Kanban e tal como o Scrum, foi inspirado no Sistema Toyota de Produção, que questionou os modelos mecanicistas que vinham sendo adotados desde a 2ª Revolução Industrial, e que nos trouxe o conceito do Lean, Kaizen, Just-in-time.

Como aplicar metodologias ágeis na advocacia?

Estas metodologias ágeis na advocacia hoje estão sendo adaptadas para o trabalho do conhecimento e as pessoas que trabalham nessa nova filosofia e cultura de trabalho são unânimes em confirmar a transformação total do ambiente, com tomada de decisões mais rápidas, um novo jeito de se comunicar e uma forma inovadora de resolver problemas.

O engajamento dos colaboradores chega ao incrível percentual de 95%!

Leia também:

Cultura organizacional nos escritórios de advocacia

Quais os desafios para implementação no mercado jurídico?

O desafio é a mudança de mentalidade que deve anteceder a adoção das metodologias ágeis na advocacia, pois certamente elas não são aderentes ao ambiente de comando e controle, indicado para os ambientes com escopo conhecido e fixo.

Certo é que as organizações jurídicas que vêm experimentando estas metodologias (especialmente Kanban e Scrum, as mais adotadas nas empresas no mundo), tem colhido vários benefícios:

  • Construção de uma agenda (backlog) única do time no Quadro Kanban
  • Maior visibilidade de todas as atividades que estão sendo executadas, melhor comunicação, identificação de gargalos e redução de controles paralelos
  • Aumento da sinergia, liberdade para autogestão, colaboração entre os integrantes, maior segurança, diversidade de opiniões e compartilhamento de responsabilidade para tomada de decisões
  • Redução da curva de aprendizado de novos funcionários e enorme facilidade de treinamento para os funcionários menos experientes
  • Redução do stress e equalização da carga de trabalho da organização sem que isso impacte nos resultados
  • Redução de e-mails e mensagens de whatsapp
  • Aumento de eficiência da organização, mantendo a mesma quantidade de pessoas

Estes métodos leves e ágeis, que trazem maior adaptabilidade e colaboração, chegam em boa hora, pois as organizações jurídicas se encontram em momento desafiador para se adequarem ao futuro do trabalho.

Leia também em nosso blog:

Sumário

Posts Relacionados

Direito Empresarial: 4 Estratégias Práticas para Destacar sua Carreira
Explore as estratégias essenciais do Direito Empresarial e descubra como impulsionar sua carreira, seja atuando em escritórios especializados ou integrando
Veja como realizar um controle de prazos processuais de forma simples e segura

O controle de prazos processuais não é apenas uma tarefa rotineira, é uma prática que exige precisão, vigilância e uma

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.