Instagram para advogados: cresça profissionalmente nas redes sociais
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Instagram para advogados: 6 dicas para crescer profissionalmente nas redes sociais

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Talvez você já tenha se perguntado até que ponto o Instagram é realmente uma rede social adequada para advogados crescerem profissionalmente. Será que é mesmo válido apostar nele para conquistar mais clientes?

Sendo a quarta rede social mais usada no Brasil, o Instagram vem sendo utilizado por diversos segmentos que pretendem ampliar seu público de consumidores por meio da atração e construção de um relacionamento online. 

Se você deseja conhecer dicas de instagram para advogados e conquistar espaço para seus serviços jurídicos também nessa rede social, não deixe de ler este artigo!

Leia também:

Marketing jurídico: 5 dicas práticas de como utilizá-lo no seu escritório de advocacia

Instagram para advogados: 6 dicas para colocar em prática

Use seu Instagram como cartão de visita

O Instagram deve ser visto com o cartão de visita do seu negócio, um espaço virtual onde o seu escritório deve esclarecer suas informações mais relevantes, tais como: serviços jurídicos prestados, seu site, dados para contato, endereço e especialidades. 

Essas informações devem estar presentes na bio e devem ser mantidas atualizadas, garantindo que você não perderá um contato pelo simples fato de ali constar um telefone antigo que deixou de existir. 

Aproveite também para utilizar os destaques como recursos destinados a contar mais sobre a história do seu escritório

Nos destaques você poderá salvar os stories que sejam mais interessantes para os seus clientes e que compartilhem informações relevantes sobre o seu negócio. 

Exemplo de como utilizá-los: eventos dos quais tenha participado, demonstrações de um dia de trabalho, vídeos respondendo dúvidas dos seus seguidores, especialidades com as quais trabalha, etc. 

A ideia é que a partir desses vídeos você possa compartilhar com os seus seguidores um pouco mais sobre quem você é e quais serviços você presta. Sendo essa também uma oportunidade de se apresentar àqueles que caíram no seu perfil sem conhecê-lo previamente. 

Crie a sua identidade visual e se diferencie! 

O Instagram é uma rede social com grande apelo visual, por isso a importância de utilizar imagens de qualidade, em que os possíveis textos ali adicionados sejam claros e de fácil compreensão. 

Na prática, fique atento ao excesso de informações ou diversidades de cores que dificultem a leitura ou sejam desconfortáveis para a visão. 

Além disso, caso tenha uma identidade visual definida, você poderá trabalhar nessas cores a fim de criar um padrão próprio do seu negócio, uma forma de ser identificado pelos seus seguidores facilmente, apenas pelo formato ou cores utilizadas nas suas publicações. 

Outro ponto importante para se diferenciar a partir da identidade visual é investindo em postagens personalizadas, que contribuam com a humanização do seu negócio. 

Evite imagens de bancos gratuitos ou exemplos muito genéricos facilmente encontrados na internet

Uma dica essencial para Instagram para advogados é o aproveitamento dessa rede social como uma forma de humanizar os serviços prestados e criar uma conexão com os seus clientes. 

Explore os recursos disponíveis

É bastante comum no Instagram o constante lançamento de recursos e, por mais que às vezes possa demorar certo tempo para que essas ferramentas se tornem familiares ao uso, o ideal é que você invista nelas

Isso porque, com o objetivo de aumentar a aderência dos usuários, o Instagram tende a diminuir o alcance daqueles perfis que não testam os novos recursos.

Assim, busque sempre se manter atualizado sobre os lançamentos. Invista em stories, vídeos, IGTV, posts em carrossel, reels e demais formatos que forem sendo disponibilizados pela rede social. 

Quer conhecer mais sobre as últimas atualizações do Instagram? Assista ao vídeo abaixo da Resultados Digitais!

Planejamento de conteúdo

Sabemos que não faltam atualizações jurídicas a serem compartilhadas e temas interessantes a serem discutidos nas redes sociais para atração de novos seguidores.  

Ainda assim, aproveitar todo potencial do Instagram para crescer o seu escritório de advocacia vai muito além do ditado “quem não é visto, não é lembrado”. 

Não basta publicar com frequência e aproveitar os novos recursos disponibilizados se o conteúdo compartilhado nas suas redes não são congruentes com os objetivos do seu negócio. 

Quais serviços jurídicos você deseja vender? Quem são os clientes que você deseja que cheguem até seu escritório? Quais problemas eles conseguiriam resolver ao contratá-lo(a)?

O primeiro passo para obter resultados com a sua estratégia no Instagram é planejar o conteúdo a partir da realidade do seu dia a dia, deixando de lado o impulso de abraçar todas as possibilidades ou de aplicar as supostas fórmulas mágicas. 

O desafio do instagram para advogados vai muito além de ser constante, sendo necessário também buscar o estabelecimento de uma comunicação consistente com o seu público, com uma linguagem direcionada para aquele que é o seu cliente. 

Criar conteúdo de forma planejada significa analisar a jornada percorrida pelo seu cliente até o momento de compra, de modo que ele passe a considerar resolver seus problemas a partir das soluções jurídicas oferecidas pelos seus serviços. 

Quer mais dicas de como produzir conteúdo na advocacia? Leia também:

Jornada do cliente na advocacia: entenda como funciona e comece a aumentar sua receita.

Analise os dados

Ao analisar as métricas disponibilizadas no próprio Instagram é possível compreender quais postagens entregaram melhores resultados e, assim, mapear com mais profundidade o perfil dos seus seguidores.  

Avalie as métricas disponíveis na aba “insights”, tais como: taxas de impressões, taxas de alcance, interações com o conteúdo, visitas ao perfil, toques no site, etc.

Fique atento, também, aos salvamentos, compartilhamentos, curtidas e comentários – números muito importantes no que se refere ao engajamento com os usuários. 

Vale destacar que é nesse ponto que as chamadas “métricas de vaidade” não devem ser prioridade para a sua estratégia. 

Como dissemos anteriormente, o planejamento de conteúdo é um recurso essencial para atrair aqueles clientes que, de fato, são interessantes para o seu escritório. 

Se o seu escritório possui como especialidade o Direito do Trabalho, não faz sentido que a produção de conteúdos seja com foco no Direito de Família, por exemplo. 

Analise os dados como forma de compreender quais formatos e conteúdos são interessantes para o público do seu escritório

Caso contrário, você poderá ter um Instagram com muitos seguidores que não possuem sequer potencial de virarem clientes do seu negócio. 

O instagram é só o começo

O Instagram é só o começo e isso vale para todo escritório de advocacia que busca o crescimento contínuo, com o aumento da receita, conquista de novos clientes e renovação de contratos já celebrados.

Como dito no início deste artigo, o Instagram é a quarta rede social mais utilizada no Brasil e isso faz com que ele seja, sim, um excelente canal para atração de novos clientes e engajamento com o público. 

Porém, muito além do número dos seguidores e das curtidas, para que essa rede social se torne propulsora ao crescimento do seu negócio ela deve ser utilizada como canal de conversão, um meio a ser utilizado para que o contato com esse cliente continue no futuro. 

Explico: por mais que esse seja um importante canal de comunicação do seu negócio, o Instagram deve ser visto como um espaço de terceiro, em que os algoritmos ditam as regras do que será ou não entregue ao seu público.

Se do dia para a noite houver algum problema na sua conta pode ser que você perca todo trabalho feito até então. 

Por isso mesmo a importância de continuar a conversa com o seu cliente por meio de artigos de blog, envio de newsletter, contato no seu site, etc. 

Aproveite todo o potencial que o Instagram oferece, mas também não perca a chance de aprofundar o relacionamento com o seu público, nutrindo por meio de conteúdos mais densos e que agregam ainda mais valor ao serviço que seu escritório de advocacia oferece.

Leia também:

Planejamento estratégico do seu Marketing Jurídico: conquiste seus clientes em 5 passos

Como captar clientes na advocacia trabalhista

————————

A Turivius é uma startup jurídica que oferece soluções de pesquisa jurisprudencial e jurimetria integrada para advogados(as). Nossa missão é transformar a inovação e tecnologia em valor agregado aos seu serviços jurídicos, contribuindo para a produtividade em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas