Uma disrupção ao sistema tributário tradicional: reconhecimento internacional da Turivius - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Uma disrupção ao sistema tributário tradicional: reconhecimento internacional da Turivius

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Constando na lista dos 10 líderes empresariais mais inspiradores a serem observados em 2021, segundo o Beyond Exclamation, Danilo Limoeiro, cofundador e CEO da Turivius, foi apontado como agente de mudança do sistema tributário tradicional com a ajuda da IA ​​e machine learning

Nesse artigo falamos um pouco dessa premiação. Além de ter deixado nosso time super orgulhoso, nela o nosso CEO explicou a nossa origem, direto dos laboratórios do MIT e USP, e os nossos propósitos como empresa. 

A matéria alerta para o complexo sistema tributário brasileiro e o resultado desastroso para contribuintes e funcionários do governo, que acabam por movimentar a máquina judicial com mais de um milhão de processos fiscais por ano nos tribunais brasileiros.

Como nasceu a Turivius

Antes de se tornar um empreendedor, Danilo Limoeiro fez doutorado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em Ciências Políticas, e buscou aprofundar seus conhecimentos em Machine Learning. 

Foi assim que ele percebeu que a Inteligência Artificial poderia ter um grande impacto na redução da burocracia para empresas brasileiras, solucionando um problema que ele vivenciou em casa, desde muito cedo. 

“Quando eu era pequeno no Brasil, meus pais tinham um pequeno negócio, do qual vivíamos. A burocracia para os pequenos negócios no Brasil é uma das piores do mundo. Portanto, a maioria dos proprietários de pequenas empresas em países em desenvolvimento enfrenta um duplo desafio: administrar o negócio e navegar na burocracia. ”

Assim, Danilo viu uma oportunidade de aplicar o conhecimento que adquiriu no MIT para resolver um dos grande problema de seu país, o que marcou o nascimento da Turivius.

Vencendo os primeiros desafios

Ao ser questionado sobre os desafios enfrentados em razão do número reduzido de investidores no Brasil quando comparado ao mercado dos Estados Unidos, Danilo respondeu: 

“A lição que aprendi foi: não seja muito dependente de dinheiro externo e aprenda como manter sua startup o mais próximo possível do breakeven point. A chamada “curva J” (que sugeri que startups devem gastar uma quantidade enorme de dinheiro antes de apresentarem lucro) pode ser arriscada. Então desenvolver uma cultura de frugalidade pode salvar a vida de startups, especialmente no seu estágio inicial. ”

Demonstrando sua visão de cofundador e CEO de uma startup em crescimento, ele compartilha que inicialmente era responsável por supervisionar a maior parte da empresa, dividindo seu tempo entre as funções de gerente de produto, vendedor, responsável por marketing e CFO.

“Em 2020, Turivius cresceu dez vezes, e isso foi ótimo. Então, era como se a cada mês ou dois, eu tivesse um trabalho diferente, dirigindo uma empresa diferente. Em um mês, eu estava gravando e editando vídeos para nossa estratégia de inbound marketing. No mês que vem eu estava contratando a equipe de vendas que cuidaria do novo fluxo de prospects em nosso site. Essa é realmente a parte mais emocionante do meu trabalho! ”

Quando se trata de alcançar o equilíbrio entre o profissional e o pessoal, ele reserva tempo para a família e os amigos, praticando também esportes para se divertir, conectar-se com a natureza e aprender coisas novas.

Transformando o mercado com a Turivius

Considerando a complexidade das leis tributárias brasileiras, uma empresa no Brasil leva dez vezes mais tempo para processar seus impostos do que uma empresa média em outro país. 

Danilo explica:

“O que a Turivius faz é reduzir radicalmente o custo da compliance tributária usando inteligência artificial. Usamos AI para gerar bases de dados e jurisprudência que diminui o risco ao prever padrões de aplicação das normas e resultados de litígios. Essa solução é útil para advogados  e departamento jurídico das empresas. ”

Buscando se tornar líder na América Latina no mercado de software movido por Inteligência Artificial, destaca também: 

“Nosso foco atual é a produção de soluções para o setor jurídico, mas  nossa ambição é expandir nossos produtos para outras funções, como contadores e profissionais de RH. Por um lado, as tecnologias movidas a IA têm um potencial de impacto inimaginável. Por outro lado, empresas de todos os tamanhos enfrentam enormes desafios nos países em desenvolvimento. Queremos ser a empresa que criará software movido a IA que ajudará essas empresas a terem sucesso! ”

Possibilidades para o futuro 

Para o futuro, Danilo e seu time querem focar no mercado brasileiro pelos próximos quatro anos, buscando continuar desenvolvendo e aprimorando tecnologias para o setor jurídico. 

Já em nível global, o CEO afirma que existem dois caminhos para estender seus serviços.  

“A primeira é começar com outros grandes países latino-americanos que têm o mesmo sistema jurídico do Brasil, ou seja, o direito civil. 

“A segunda é expandir para o mercado dos Estados Unidos, que tem um sistema jurídico diferente, mas é altamente atraente. A Turivius pode ser altamente competitiva no mercado norte-americano porque, em termos de custos, o câmbio pode realmente nos favorecer. E, em termos de qualidade, mostramos nosso produto para alguns escritórios de advocacia com sede em Miami; que forneceu um feedback muito bom sobre como nosso produto pode ser competitivo em comparação com o que está disponível no mercado dos EUA. Então, essa é outra possibilidade para o futuro. “

Leia esta matéria na íntegra aqui

e-book sobre jurimetria

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas