A Nestlé é a maior e mais tradicional empresa de alimentos do mundo. Com mais de 150 anos de história, a multinacional já passou por diversas mudanças para se adaptar ao mercado, e hoje, enxerga a parceria com startups como peça chave para o sucesso do setor de inovação.
Segundo ranking publicado pela PwC, é considerada uma das empresas mais inovadoras do país. Esse reconhecimento leva em conta a capacidade da empresa de inovar em diferentes áreas, como pesquisa e desenvolvimento, estratégia, processos e cultura organizacional. Um exemplo dessa capacidade de inovação é o Programa Panela.
O que é o Programa Panela Nestle?
O Programa é uma iniciativa voltada para a colaboração com startups, universidades e parceiros empresariais. Desde 2018, a iniciativa recebeu aproximadamente 1,4 mil inscrições de startups. Dentre essas, 400 foram avaliadas e somente 100 foram selecionadas para testes.
Por meio de desafios, avaliam-se as startups quanto à sua capacidade de solucionar problemas presentes no mercado, bem como sua habilidade de criar soluções inovadoras. É a oportunidade ideal para que as empresas selecionadas executem um piloto com base no projeto apresentado em um ambiente comercial, a fim de validar a viabilidade da ideia em relação às necessidades da Nestlé.
Ao final do programa Panela Nestle, as startups selecionadas podem ser contratadas como parceiras e/ou fornecedoras da companhia, como é o caso da Turivius.
Como a Turivius conquistou o prêmio de melhor inovação jurídica?
Entre os cases bem sucedidos do programa está a Turivius, pioneira no uso de IA para o Direito, que durante o programa apresentou um Projeto Especial para a companhia com base em inteligência artificial.
Extra: Se você ainda desconhece o que é IA ou de que forma ela se aplica ao Direito, recomendamos que confira a própria explicação do CEO, Danilo Limoeiro:
Hoje, o Software entrega Jurimetria e Gestão Jurisprudencial para todas as áreas do Direito, mas em sua origem era um software voltado para a prática tributária. Contudo, antes mesmo de participar do Programa Panela, a Turivius já pensava em expandir a sua área de atuação além do Direito Tributário. O programa foi a oportunidade de analisar o problema de perto e constituir uma solução especial para o departamento jurídico da empresa.
Segundo Carolina Falcoski, gerente de inovação aberta da Nestlé, “aprendemos muito com este projeto. Tínhamos um sponsor muito dedicado: ter um time que está a fim de fazer acontecer e acompanha o processo é essencial para um resultado bacana como o que tivemos”.
Ao final do Programa Panela, a empresa estava tão encantada com a solução, que apresentou o case para concorrer ao seu prêmio global de inovação. Assim, a Turivius, recebeu o reconhecimento de melhor inovação jurídica.
Qual foi a solução apresentada pela Turivius?
A proposta consiste em realizar o mapeamento completo das questões trabalhistas da empresa Nestlé e consolidar esses dados em um único painel de controle.
Isso permite identificar de forma minuciosa os obstáculos enfrentados pela empresa perante a Justiça do Trabalho, levando em consideração os seguintes aspectos:
- Distribuição de reclamatórias nos últimos anos
- Em quais estados está concentrada a maior distribuição de ações trabalhistas
- Quais pedidos estão sendo julgados improcedentes/procedentes na Justiça do Trabalho
- Quantos processos estão sendo extintos por meio da homologação de acordos
- Quem são os advogados mais frequentes na representação de reclamantes, entre outros dados estatísticos coletados dos Tribunais.
Essa análise de dados legais que a Turivius coleta e apresenta de forma clara para a empresa traz valiosas vantagens para os seus advogados. A pesquisa e o estudo desses números asseguram que decisões em diversas esferas sejam tomadas de maneira mais eficaz e perspicaz.
Ao processar esses dados, os advogados podem obter conclusões sobre o comportamento de outros profissionais, como advogados adversários, juízes, desembargadores, entre outros. Dessa forma, o advogado que utiliza a análise de dados factuais obtém benefícios e leva o departamento para o centro do negócio e dos processos decisórios.
Essa visão permite que os advogados tomem decisões mais assertivas e mais direcionadas aos próprios interesses do negócio em si.