Softwares Jurídicos: de gestão de documentos à Jurimetria

Quais são os principais softwares jurídicos presentes hoje no mercado e quais você deveria avaliar contratar?
Ana Catarina Alencar
Ana Catarina Alencar
Advogada | Especialista em Direito Digital e Compliance | Coordenadora da Revista Eletrônica da OAB/Joinville | Professora | Mestre em Filosofia e Teoria do Direito | Especialista em Inteligência Artificial e Direito

Não tem mais volta, é preciso dominar os softwares jurídicos que estão no mercado. Ao aprofundarmos nossa análise sobre como essas ferramentas não apenas simplificam a gestão documental, mas também viabilizam a identificação de novos clientes, torna-se evidente que elas se configuram como parceiros promissores para o êxito dos profissionais do Direito.

Como os Softwares Jurídicos têm ajudado profissionais do Direito 

Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos precisam ganhar eficiência, reduzir custos e mostrar o valor do seu trabalho para o cliente. Neste ponto, o uso da tecnologia não é uma ameaça às profissões jurídicas, mas, uma grande aliada.

Ferramentas tecnológicas podem realizar o trabalho repetitivo e burocrático dos profissionais, criando janelas de tempo para que eles se dediquem, com mais afinco, às tarefas estratégicas e realmente importantes. Por isso, a aposta em tecnologia é fundamental para alocar tempo, recursos e expertise jurídica de forma otimizada. 

Leia também: Inovação no Direito: insights sobre o mercado jurídico

Principais Softwares Jurídicos

Softwares Jurídicos são plataformas especificamente projetadas para lidar com procedimentos e processos realizados por advogados e suas equipes. Isso inclui atividades como assinaturas eletrônicas, gestão de contratos, controle de prazos, sistemas de faturamento, etc.

Atualmente, existe uma infinidade de softwares oferecidos para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia cobrindo diversas finalidades de uso.

Confira como a empresa Suzano reduziu em 50% o tempo gasto com pesquisa jurisprudencial utilizando o software da Turivius de Pesquisa Jurisprudencial integrada à Jurimetria descomplicada aqui.

Abaixo, apresentamos alguns dos principais tipos destas aplicações, confira:

Softwares para Gestão de Clientes: 

Através destes softwares, as empresas podem rastrear e registrar dados de clientes por meio de sistemas online. Novos clientes são categorizados automaticamente com base em assuntos, registros e contatos associados, facilitando a organização e registro fidedigno das informações.

A partir destas plataformas, advogados também podem compartilhar informações relacionadas a cada contratação feita por um cliente, atualizar valores, relatórios de horas utilizadas para cada trabalho e prazos para as entregas previstas.

É possível ainda enviar faturas, rastrear correspondências e agendar e-mails de acompanhamento. Todas essas atividades melhoram os níveis de retenção de clientes mantendo-os satisfeitos e informados.

Softwares de Gestão e Revisão de Documentos: 

Por meio desta categoria de softwares jurídicos, é possível automatizar uma infinidade de atividades, incluindo o acesso e armazenamento de documentos jurídicos, assinaturas eletrônicas e revisão de minutas contratuais.

Os softwares de revisão de contratos estão dentre os mais buscados pelos departamentos jurídicos e escritórios. Com base em algoritmos de Inteligência Artificial, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, esses softwares são capazes de extrair dados e interpretar a linguagem do contrato, capturando informações sobre prazos de vigência e rescisão, multas, obrigações específicas, etc.

Leia tambem: Como organizar o seu próprio acervo de precedentes

Softwares de Gestão de Prazos: 

Imagine ter uma carteira de processos judiciais com mais de 500 ações para monitorar em uma planilha de excel. Por meio dos softwares de controle de prazos, todos esses dados podem ser monitorados e atualizados de forma automatizada e em tempo real.

Estas ferramentas evitam a perda de prazos para recursos, audiências, entre outros procedimentos judiciais e extrajudiciais em um só lugar. É possível ainda sincronizar calendários de equipes e permitir que todos fiquem devidamente informados sobre as suas obrigações e compromissos de forma certeira. 

Leia também: Otimizando a pesquisa jurisprudencial com o monitoramento da Turivius

Software de Jurimetria: 

Os softwares de jurimetria aplicam dados estatísticos ao Direito. Isto ocorre, especialmente, a partir da aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial sobre dados jurisprudenciais para projetar os possíveis cenários no desfecho de um litígio.

Assim, a jurimetria auxilia profissionais a compreenderem melhor os casos e teses que desejam aplicar, prevendo vários cenários e decisões. Em resumo, a jurimetria ajuda a analisar probabilidades, trazendo clareza para a tomada de decisão pelas partes envolvidas.

Por exemplo, imagine que um advogado precise pesquisar dados sobre o entendimento dos juízes a respeito de uma determinada tese. Isto pode ser feito de forma mais precisa e organizada por um software de jurimetria. A ferramenta pode analisar todas as decisões judiciais proferidas sobre aquele tema nos tribunais brasileiros, em poucos segundos, detalhando, inclusive, os valores das indenizações geralmente aplicadas.

Quer saber mais sobre como a jurimetria pode levar a sua atuação jurídica para um próximo nível? Confira a edição 2023 do nosso Guia completo sobre Jurimetria. É gratuito.

Leia também: Os rumos da advocacia digital: 6 práticas que você precisa dominar

Como escolher o meu Software Jurídico?

Para entender qual o melhor software para o seu departamento jurídico ou escritório, é preciso fazer alguns questionamentos iniciais, incluindo:

  • Quais são seus objetivos com a contratação do software?
  • Quais métricas você utilizará para avaliar o impacto da solução?
  • É necessário integrá-la com outros sistemas da empresa?

Em nosso Guia Definitivo de Jurimetria você encontra todos os pontos que devem ser analisados antes de contratar um Software de Jurimetria para o seu escritório, confira.

É importante definir e entender, previamente, cada questão que você deseja resolver ou otimizar. Para processos padronizados, é importante detalhar os fluxos de trabalho seguidos na sua organização antes de decidir pela contratação de um novo software jurídico. 

Adicionalmente, é recomendável buscar ferramentas fáceis de adotar e que priorizem a experiência do usuário, de forma simples e intuitiva. Outra dica chave é começar pequeno e ir adaptando as funcionalidades do software em etapas. Com esses detalhes claramente alinhados, você pode identificar o software correto que o ajudará a resolver os desafios do seu dia a dia jurídico.

Conheça o Software da Turivius: Pesquisa jurisprudencial unificada combinada à jurimetria descomplicada

A Turivius é uma ferramenta de inteligência jurídica descomplicada, que proporciona a busca de jurisprudência judicial e administrativa em uma única plataforma, além de integrar a análise estatística dos tribunais e gerenciar o conhecimento jurisprudencial em um único lugar.

Ao contar com o nosso software, com acesso pelo próprio navegador do computador, o advogado agrega valor à sua prática profissional, retém clientes e se posiciona de forma mais competitiva e estratégica no mercado. 

Com o objetivo de desburocratizar o Direito e tornar a atuação do advogado mais eficiente, a Turivius já faz parte da rotina de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Faça o teste gratuito da ferramenta e descubra o poder dos dados na sua atuação jurídica!

Sumário

Posts Relacionados

Direito Empresarial: 4 Estratégias Práticas para Destacar sua Carreira
Explore as estratégias essenciais do Direito Empresarial e descubra como impulsionar sua carreira, seja atuando em escritórios especializados ou integrando
Veja como realizar um controle de prazos processuais de forma simples e segura

O controle de prazos processuais não é apenas uma tarefa rotineira, é uma prática que exige precisão, vigilância e uma

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.