Provisionamento e jurimetria: entenda como se relacionam - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Provisionamento e jurimetria: entenda como se relacionam

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

No artigo de hoje, pretendemos esclarecer como o provisionamento e jurimetria se relacionam. Acompanhe!  

O provisionamento jurídico se traduz no cálculo dos valores a serem reservados para o pagamento do passivo decorrente de ações judiciais

Por sua vez, a jurimetria consiste na análise estatística e dos dados aplicada à área jurídica, a partir do qual o advogado consegue obter insights sobre como deve atuar em determinado caso concreto.  

Para tirar todas as suas dúvidas sobre a jurimetria, baixe aqui o e-book gratuito.

Provisionamento jurídico: o que é? 

Segundo a Deliberação CVM  594 de 2009 a provisão consiste em “um passivo de prazo ou de valor incertos”, sendo dever de toda empresa a contabilização desses valores de acordo com a sua realidade patrimonial. 

Aplicando o conceito aos departamentos jurídicos, o provisionamento jurídico pode ser traduzido como a estimativa dos valores a serem gastos com ações judiciais. 

Faz parte de uma gestão estratégica de departamentos jurídicos a análise minuciosa dos processos que estão sob sua supervisão, avaliando riscos a serem enfrentados e estimando valores que poderão ser despendidos desde o início da tramitação do processo até o seu final. 

Quando realizado de modo que não reflete a realidade do negócio, os impactos do provisionamento jurídico podem refletir em consequências não desejadas, tais como: negativas de concessão de crédito por instituições financeiras, inibição de possíveis investidores, prejuízos o fluxo de caixa da empresa, etc. 

Para entender a importância de um correto provisionamento jurídico, leia também: 

Provisionamento jurídico: o que é e qual a sua importância

Assim, cabe aos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia colaborarem com o planejamento estratégico de toda empresa, atuando em conjunto com o setor financeiro. Espera-se que esses profissionais contribuam para a elaboração de um provisionamento jurídico o mais assertivo possível.

Nesse contexto, importante aliada ao trabalho desempenhado por departamentos jurídicos é a jurimetria que, em poucas palavras, consiste na estatística aplicada ao Direito. 

Vejamos a seguir como a jurimetria pode contribuir para que o provisionamento jurídico seja mais preciso e equivalente ao que deve ser esperado para os gastos com passivos judiciais. 

Provisionamento e jurimetria: como se relacionam

Despesas com a celebração de acordo 

Para estimar quanto poderá ser gasto na celebração de acordo em determinado processo, advogados poderão ser beneficiados com a ajuda do software jurídico que faz jurimetria. 

A partir da análise dos dados, o sistema será capaz de informar qual valor é esperado para acordos em casos semelhantes àquele, possibilitando que o caixa da empresa esteja preparado para esse gasto futuro. 

Vale dizer que a jurimetria também auxilia na própria negociação de acordos, fornecendo dados para que o profissional compreenda se o acordo vale a pena ou se não seria mais interessante prosseguir com o processo. 

Assim, o advogado também conseguirá projetar políticas de acordo para casos semelhantes, auxiliando na padronização de processos internos, deixando-o mais eficiente e automatizado. 

Conhecimento do percentual de condenação

Ainda que não seja o caso de celebração de acordo, ao realizar o provisionamento jurídico o advogado deverá estimar quanto custará para a empresa caso haja a sua condenação. 

Exemplo disso é o software jurídico que faz jurimetria e consegue obter o percentual de decisões que foram contrárias ao contribuinte ao discutir determinada tese, considerando fatores como julgador responsável e período correspondente.  

Economia de tempo

Além da intuição obtida pelos anos de experiência forense, é necessário analisar a condenação em casos anteriores, sendo esse o momento em que o advogado se debruça sobre a jurisprudência do respectivo tribunal. 

Sabe-se que realizar o provisionamento jurídico é uma tarefa complexa, que exige análise e organização de diversas informações essenciais. Somente assim que a estimativa do passivo a ser desembolsado pela empresa se torna o mais assertiva possível. 

Softwares jurídicos como o da Turivius disponibilizam além da jurimetria, outra ferramenta integrada, que é a pesquisa jurisprudencial inteligente e a partir da tecnologia desses recursos e com poucos cliques é possibilitado ao advogado obter insights importantes para a realização do provisionamento jurídico.

Leia também: 

Otimizando a pesquisa jurídica com o Monitoramento Jurisprudencial da Turivius

 

Tempo de tramitação do processo

A partir da jurimetria também é possível estimar com precisão quanto tempo deve durar determinado processo, permitindo ao advogado informações essenciais ao setor financeiro, que poderá organizar o fluxo de caixa da empresa para esses gastos. 

Análise estratégica de teses

Vale dizer que com a jurimetria a atuação do advogado poderá ser mais estratégica como um todo, tornando mais claro os caminhos que podem ser percorridos, uma vez que ele terá acesso a dados completos sobre condenação anteriores, teses ali utilizadas, dentre outros.

Além disso, tem-se como vantagem a organização das informações para a tomada de decisão, permitindo até mesmo a confecção de peças mais eficientes a partir destes estudos realizados com a jurimetria. 

Essas vantagens impactarão diretamente no fluxo de caixa da empresa, momento em que o advogado colabora com os seus demais setores, contribuindo para o aumento do seu faturamento e sucesso do negócio. 

Como vimos ao longo deste artigo, a jurimetria é importante recurso a ser utilizado por advogados que buscam trabalhar com mais produtividade e economizando tempo, permitindo, dentre suas vantagens que a gestão do provisionamento jurídico se torne mais rápida e assertiva. 

Conheça a Turivius e descubra como a jurimetria pode facilitar seu dia a dia. 

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas

principais classificações dos tributos

Principais classificações dos tributos

As principais classificações dos tributos no Brasil são as seguintes: vinculado e não vinculado, direto e indireto, fixo e proporcional, progressivo e