5 Podcasts jurídicos que todo advogado deveria acompanhar em 2021
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

5 Podcasts jurídicos que todo advogado deveria acompanhar em 2021

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Para aqueles que gostam de consumir conteúdo nos seus mais variados formatos, os podcasts jurídicos vieram para ficar. Dicas de carreira, gestão, empreendedorismo, marketing jurídico, inovação e tecnologia, etc. Tem podcast jurídico para todos os gostos! 

E por isso separamos no artigo de hoje 5 podcasts jurídicos que valem a pena ouvir em 2021. Acompanhe!

5 Podcasts jurídicos para acompanhar em 2021

Lawyer to Lawyer 

Sabe aquele podcast para te acompanhar na hora de preparar o café? Leveza e elevadas doses de conhecimento vão ser a combinação perfeita na hora do cafezinho. 

Lawyer to Lawyer é um podcast da Freelaw que aborda uma infinidade de assuntos que fazem parte da rotina do profissional do Direito. 

Marketing jurídico, gestão e tecnologia aplicada ao Direito são alguns dos principais temas que Gabriel Magalhães discute com o entrevistado da vez. 

E para começar, que tal ouvir o episódio #20 sobre transformação digital e inovação na advocacia? Nesse episódio você encontrará vários insights para começar 2021 investindo no crescimento do seu escritório! 

Legal Driver

Para você que sempre quis testar softwares jurídicos no seu escritório mas acabou deixando para depois, no podcast Legal Driver Bernardo de Azevedo e Alexandre Morais da Rosa fazem um review de soluções tecnológicas, indicando os seus pontos fortes e aqueles que merecem melhoria. 

No episódio #9 do podcast os professores testaram o software da Turivius, uma plataforma que faz pesquisa jurisprudencial inteligente e jurimetria. Ouça para saber o que eles acharam! 

Instituto New Law

No podcast do Instituto New Law você encontrará muito conteúdo sobre dados e atualidades do mundo jurídico discutidos entre os coordenadores do instituto. 

Para os fãs do Direito Tributário vale a pena ouvir o episódio “IA e novas formas de cobrança dos créditos tributários”.

Você vai ficar impressionado(a) ao descobrir como a inteligência artificial vem sendo aplicada à essa área do Direito.

Café jurídico 

Sabemos que a ascensão do Direito 4.0 chamou atenção para conceitos até então pouco comuns à área jurídica, como é o caso do visual law, legal design, experiência do cliente na advocacia, metodologias ágeis, empreendedorismo na advocacia e muito mais. 

Se você gosta de acompanhar as tendências da nova advocacia e concorda que uma das principais inovações do Direito é colocar o cliente no centro do negócio, com comunicação clara e sem juridiquês, acompanhe o podcast Café Jurídico.

Para conhecer o podcast, indico o episódio #22 “Mulheres Empreendedoras”, que conta com a participação da Márcia Amaral, empreendedora com vasta experiência e atualmente decoder na KPMG. Vale a pena!

Direito 4.0

Inovação, criatividade e tecnologia também são os grandes temas tratados pelo podcast Direito 4.0, que manterá você atualizado sobre o que há de mais novo na advocacia. 

O Direito 4.0 conta com diversos episódios sobre Inteligência artificial, robôs, automação de processos, criptomoedas, etc. 

E para quem ainda não conhece, a indicação hoje vai para o episódio #20 – “O uso de algoritmos no judiciário”, em que a juíza Isabela Ferrari dá exemplos práticos como o robô Victor, que vem sendo utilizado pelo Supremo Tribunal Federal para analisar se os recursos são dotados ou não de repercussão geral.

Sobre o uso de inteligência artificial no judiciário, leia também:

A Inteligência Artificial no Poder Judiciário Brasileiro: entendendo a nova “Justiça Digital”

Episódio bônus para 2021: Computação no Direito

Como bônus para aqueles que gostam de computação e tecnologia, “Ciência da Computação” é o podcast que dá voz aos pesquisadores brasileiros. 

O episódio “Computação no Direito” contou ainda com a participação de Guilherme Kenzo, CEO da Turivius, que explica como funciona a Jurimetria na prática, além de nos trazer um panorama geral da aplicação da computação ao Direito. 


Abaixo, veja pequeno trecho da entrevista: 

“No Direito Tributário temos sempre duas figuras: o contribuinte e o Fisco. Essas figuras sempre irão perder, ganhar ou perder e ganhar um pouco. Ou seja, essas decisões podem ser favoráveis ao contribuinte, desfavoráveis ao contribuinte ou parcialmente favoráveis ao contribuinte. O que fazemos com uso da computação no Direito é classificar essas decisões a partir desses três estados, quando conseguimos alcançar estatísticas descritivas sobre o estado do processo”. 

Para saber o que foi dito na íntegra, ouça ao Episódio #16 do podcast Ciência da Computação. 

—————

Chegamos ao final de mais um artigo e esperamos que ele tenha sido útil para você! O desafio agora é dar o play naquele episódio que mais chamou sua atenção. 

Sabemos que o excesso de conteúdo produzido nos diversos canais existentes torna inviável acompanhar tudo que gostaríamos. Por isso a importância de realizar uma curadoria baseada naquilo que verdadeiramente desperta o seu interesse e agrega valor para a sua vida profissional. 

Ainda, para você que é apaixonado(a) por inovação e tecnologia, te convido a baixar o E-book gratuito sobre “Inteligência Artificial e Direito: Guia Definitivo”.


E-book Inteligência-Artificial-e-Direito-Guia-Definitivo

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas