Metodologia Ágil para advogados

Dicas para implementar a metodologia ágil para advogados em escritórios e departamentos jurídicos.
Morgana Alencar
Morgana Alencar
Conteúdo e Treinamento | Escritora | Apaixonada por Sustentabilidade | Advogada

Em um primeiro momento, a metodologia ágil era utilizada principalmente em empresas da área de tecnologia.

E se antes essa parecia ser uma realidade distante da advocacia, atualmente a metodologia ágil passou a ser difundida também para o setor jurídico, contribuindo com maior produtividade e fidelização de clientes

Acompanhe o artigo a seguir e descubra um pouco mais sobre o agilismo como forma de gestão de escritórios e departamentos jurídicos. 

Leia também:

Integrando Tecnologia Jurídica às Metodologias Ágeis na Advocacia

Metodologia ágil para advogados

A metodologia ágil ou agilismo tem como principal característica incentivar a maior participação dos advogados colaboradores na tomada de decisão, com a redução de subordinação e hierarquia nos escritórios e departamentos jurídicos. 

Assim, busca a metodologia ágil descentralizar a tomada de decisão das mãos do gestor, possibilitando à equipe de advogados maior liberdade na gestão de suas próprias tarefas, prazos e processos. 

Essa também é uma forma de permitir que o gestor tenha sua agenda liberada para planejamento estratégico do negócio, afastando-o do operacional e das tarefas do dia a dia do escritório ou departamento jurídico. 

Monitoramento
Teste grátis

Dicas para implementar o agilismo em escritórios e departamentos jurídicos

Processos fluidos onde feedbacks são incentivados 

Estar aberto à feedbacks e melhorias ao longo do processo é uma forma de demonstrar flexibilidade e compromisso com o melhor resultado. 

Exemplo disso é o que ocorre durante a elaboração de contratos, em que devem ser contempladas todas as necessidades dos envolvidos, com a possibilidade de edições até a aprovação da versão final.  

Além disso, faz parte do agilismo o contínuo aprimoramento e entrega constante de valor, o que deve ser alcançado a partir do maior envolvimento da equipe nas ações da empresa. 

Empoderamento da equipe para tomada de decisão

Ao mesmo tempo em que se busca liberar a agenda do gestor e viabilizar que sua atuação seja mais estratégica e distante do operacional, os advogados devem ter seu trabalho valorizado e a autonomia da equipe deve ser incentivada.  

Incentivar a formação de uma equipe independente, autônoma e que seja capaz de resolver os problemas contribui para o crescimento do negócio e para o sucesso da implementação do agilismo em ambiente jurídico. 

Utilizar ferramentas jurídicas de tecnologia, como as de Jurimetria, que possibilitam a tomada de decisão mais assertiva, é um grande diferencial nesse momento e pode ser inserida neste fluxo ágil para contribuir para o empoderamento da equipe.

Guia Jurimetria
Download gratuito

Reuniões diárias 

Outra dica importante é a realização de reuniões diárias (daily scrum meeting) que tenham duração de 10 a 15 minutos.

Mesmo em pouco tempo é possível que diversos benefícios sejam sentidos pelos advogados a partir da adição de reuniões diárias à rotina do escritório ou departamento.

Seja durante o trabalho presencial ou em home office, esse é o momento para o time interagir e repassar a agenda, compartilhando tarefas pendentes, bem como aquelas que devem ser executadas no dia, prazos e demais questões relevantes para o negócio. 

Além de toda equipe ficar a par do que está acontecendo no ambiente de trabalho, a realização de reuniões diárias viabiliza que todos trabalhem de forma colaborativa, verificando o que ainda pode ser melhorado e como a equipe pode ser mais produtiva.

Veja também:

Softwares Jurídicos: de gestão de documentos à Jurimetria

Planejamento a curto prazo

Uma vez que o feedback e constantes melhorias fazem parte do processo, na metodologia ágil para advogados é incentivado o planejamento a curto prazo através de reuniões semanais ou quinzenais. 

A ideia é justamente viabilizar que os gaps sejam rapidamente identificados e que a experiência em contorná-los ensine a evitá-los no futuro próximo. 

Essas reuniões são fundamentais para a segurança do acompanhamento de resultados e garantia de que os colegas de trabalho estão devidamente alinhados. 

A importância de softwares jurídicos para advogados

Como vimos ao longo do presente artigo, um dos principais pilares do agilismo é descentralizar a tomada de decisões das mãos do gestor e possibilitar que os advogados atuem com liberdade e assertividade nas tarefas a serem desempenhadas.

Nesse sentido, importantes ferramentas a serem utilizadas são os softwares jurídicos, que automatizam tarefas e contribuem para o aumento da produtividade do time

O software da Turivius contribui para facilitar a rotina de grandes escritórios e departamentos jurídicos por todo o Brasil, oferecendo a tecnologia embasada em Inteligencia Artificial para gestão jurisprudencial e Jurimetria estratégica.

Sumário

Posts Relacionados

A importância das provas digitais em processos criminais
Provas digitais são essenciais em processos criminais, requerendo coleta rigorosa e cadeia de custódia para garantir integridade e validade.
Além do Hype da IA Generativa: A Relevância contínua das aplicações tradicionais de Inteligência Artificial no Mercado Jurídico

Introdução O avanço exponencial da Inteligência Artificial (IA) tem causado um frenesi em torno das tecnologias generativas, como ChatGPT, Gemini,

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.