Saiba mais sobre a Metodologia Ágil para advogados - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Metodologia Ágil para advogados

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Em um primeiro momento, a metodologia ágil era utilizada principalmente em empresas da área de tecnologia 

E se antes essa parecia ser uma realidade distante da advocacia, atualmente a metodologia ágil passou a ser difundida também para o setor jurídico, contribuindo com maior produtividade e fidelização de clientes

Acompanhe o artigo a seguir e descubra um pouco mais sobre o agilismo como forma de gestão de escritórios e departamentos jurídicos. 

Leia também:

3 dicas para melhorar a gestão do departamento jurídico

Metodologia ágil para advogados

A metodologia ágil ou agilismo tem como principal característica incentivar a maior participação dos advogados colaboradores na tomada de decisão, com a redução de subordinação e hierarquia nos escritórios e departamentos jurídicos. 

Assim, busca a metodologia ágil descentralizar a tomada de decisão das mãos do gestor, possibilitando à equipe de advogados maior liberdade na gestão de suas próprias tarefas, prazos e processos. 

Essa também é uma forma de permitir que o gestor tenha sua agenda liberada para planejamento estratégico do negócio, afastando-o do operacional e das tarefas do dia a dia do escritório ou departamento jurídico. 

Dicas para implementar o agilismo em escritórios e departamentos jurídicos

Processos fluidos onde feedbacks são incentivados 

Estar aberto à feedbacks e melhorias ao longo do processo é uma forma de demonstrar flexibilidade e compromisso com o melhor resultado. 

Exemplo disso é o que ocorre durante a elaboração de contratos, em que devem ser contempladas todas as necessidades dos envolvidos, com a possibilidade de edições até a aprovação da versão final.  

Além disso, faz parte do agilismo o contínuo aprimoramento e entrega constante de valor, o que deve ser alcançado a partir do maior envolvimento da equipe nas ações da empresa. 

Empoderamento da equipe para tomada de decisão

Ao mesmo tempo em que se busca liberar a agenda do gestor e viabilizar que sua atuação seja mais estratégica e distante do operacional, os advogados devem ter seu trabalho valorizado e a autonomia da equipe deve ser incentivada.  

Incentivar a formação de uma equipe independente, autônoma e que seja capaz de resolver os problemas contribui para o crescimento do negócio e para o sucesso da implementação do agilismo em ambiente jurídico. 

Reuniões diárias 

Outra dica importante é a realização de reuniões diárias (daily scrum meeting) que tenham duração de 10 a 15 minutos.

Mesmo em pouco tempo é possível que diversos benefícios sejam sentidos pelos advogados a partir da adição de reuniões diárias à rotina do escritório ou departamento.

Seja durante o trabalho presencial ou em home office, esse é o momento para o time interagir e repassar a agenda, compartilhando tarefas pendentes, bem como aquelas que devem ser executadas no dia, prazos e demais questões relevantes para o negócio. 

Além de toda equipe ficar a par do que está acontecendo no ambiente de trabalho, a realização de reuniões diárias viabiliza que todos trabalhem de forma colaborativa, verificando o que ainda pode ser melhorado e como a equipe pode ser mais produtiva.

Veja também:

Exemplos de Ferramentas colaborativas para advogados

Planejamento a curto prazo

Uma vez que o feedback e constantes melhorias fazem parte do processo, na metodologia ágil para advogados é incentivado o planejamento a curto prazo através de reuniões semanais ou quinzenais. 

A ideia é justamente viabilizar que os gaps sejam rapidamente identificados e que a experiência em contorná-los ensine a evitá-los no futuro próximo. 

Essas reuniões são fundamentais para a segurança do acompanhamento de resultados e garantia de que os colegas de trabalho estão devidamente alinhados. 

A importância de softwares jurídicos para advogados

Como vimos ao longo do presente artigo, um dos principais pilares do agilismo é descentralizar a tomada de decisões das mãos do gestor e possibilitar que os advogados atuem com liberdade e assertividade nas tarefas a serem desempenhadas.

Nesse sentido, importantes ferramentas a serem utilizadas são os softwares jurídicos, que automatizam tarefas e contribuem para o aumento da produtividade do time

O software da Turivius contribui para facilitar a rotina de grandes escritórios e departamentos jurídicos por todo o Brasil, oferecendo a tecnologia de jurimetria, pesquisa jurisprudencial inteligente e gestão de conhecimento. 

Clique aqui para fazer um teste gratuito do nosso software e comprove como a tecnologia pode ser uma grande aliada para o crescimento do seu negócio!

Se você ainda tem dúvidas sobre a Jurimetria e como ela está alterando o rumo do profissional do Direito, baixe aqui o e-book e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas! 

ebook


Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas