Jurimetria e volumetria: entenda a diferença entre os conceitos - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Jurimetria e volumetria: entenda a diferença entre os conceitos

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Com a Jurimetria e a Volumetria é possível utilizar os dados para a obtenção de respostas. Esses dados são coletados a partir da análise das informações públicas referentes aos processos judiciais. 

Uma vez que a maior parte dos processos já está disponibilizada em ambiente eletrônico, torna-se possível a análise dessas informações com o auxílio da inteligência artificial.

A Jurimetria e a Volumetria vêm sendo a aposta de muitos escritórios e departamentos jurídicos que querem atuar com maior assertividade em sua estratégia. Mas afinal, quais são as diferenças entre jurimetria e volumetria? Acompanhe o artigo e tire suas dúvidas de uma vez por todas. 

Jurimetria e Volumetria: conceitos e semelhanças 

A Jurimetria e a Volumetria possuem como principal característica a análise de dados a fim de obter informações validadas em números e não em “achismos”, o que corrobora com maior previsibilidade e assertividade na atuação forense.

Interessante ressaltar que, nos casos de escritórios e departamentos jurídicos que possuem grande quantidade de processos sob sua responsabilidade, com o auxílio dessas tecnologias se torna possível estruturar essas informações com inteligência artificial e obter insights a partir desse banco de dados próprio. 

Por outro lado, quando o volume de processos e, consequentemente, de dados internos, é baixo, necessário que esse escritório ou departamento jurídico recorra aos dados públicos disponibilizados pelos tribunais. 

Diferenças entre jurimetria e volumetria

Ainda que tanto a jurimetria quanto a volumetria utilizem os dados para a obtenção de insights a serem aplicados à atuação na área jurídica, a finalidade a qual se destinam é o fator de diferenciação entre os conceitos. 

A volumetria diz respeito às análises quantitativas. Assim, com a volumetria é possível compreender uma visão geral acerca dos processos judiciais. 

Observe abaixo alguns exemplos de informações que podem ser descobertas com a volumetria. 

  • Quantidade de processos distribuídos ou arquivados
  • Número de processos instaurados a contar de determinado período
  • Quantas decisões favoráveis foram proferidas por x comarca

Desse modo, enquanto a volumetria realiza o estudo dos dados de uma forma macro, a jurimetria analisa dados de maior complexidade, capazes de entender padrões de julgamento adotados em processos judiciais. 

A jurimetria costuma ser definida como a aplicação da estatística ao Direito, fornecendo insights para o advogado na sua atuação em determinada demanda.

Isso é possível uma vez que ela analisa a forma como determinado juiz se posiciona acerca de uma matéria jurídica, a partir de estudos sobre os padrões de julgamento desses magistrados. 

Quer saber mais sobre o uso da jurimetria e suas vantagens? Assista ao vídeo abaixo onde o CEO da Turivius, Danilo Limoeiro, nos conta um pouco mais sobre essa ferramenta. 

Conheça algumas vantagens de uso da tecnologia aplicada ao Direito

  • Promovem a eficiência e maior produtividade nos escritórios e departamentos jurídicos, com a economia de horas em pesquisa jurisprudencial;
  • Redução de custos com a mitigação de riscos;
  • Maior assertividade ao atuar em cada demanda;
  • Maior segurança e previsibilidade a tratar com o cliente sobre seu processo;
  • Acessar o histórico de processos de determinado cliente rapidamente; 
  • Tornar o seu negócio mais competitivo no mercado e com diferenciais de atuação;
  • Fidelização do cliente

Vimos hoje que tanto a jurimetria como a volumetria coletam dados e utilizam a inteligência artificial para estruturá-los, possibilitando a obtenção de insights para a atuação em escritórios e departamentos jurídicos. 

Embora ambos os conceitos atuem com base nos dados, eles se propõem a responder perguntas diferentes, sendo a volumetria responsável por uma visão geral de histórico dos processos judiciais e a jurimetria responsável por responder perguntas mais complexas, que auxiliam o advogado na tomada de decisões do seu dia a dia. 


É missão da Turivius contribuir com o entendimento de que a tecnologia precisa ser  vista como grande aliada do advogado. 

Contando com o suporte de ferramentas inovadoras, tais como a Jurimetria, esse profissional passa a ser beneficiado pela análise dos dados e pelo uso de inteligência artificial, possibilitando a tomada de decisões cada vez mais assertivas e capazes de levar ao sucesso da sua causa.

Baixe aqui nosso E-book sobre Jurimetria e Direito e tire suas dúvidas!

Baixe aqui E-book e tire suas dúvidas sobre a Jurimetria

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas