ISS e tecnologia: evolução jurisprudencial recente

Danilo Limoeiro
Danilo Limoeiro
Co-Founder and CEO at Turivius.com, PhD at MIT (2019)

A Turivius conversou com Fabrício Parzanese dos Reis, sócio do Velloza Advogados, sobre como os avanços recentes nas tecnologias de software e streaming afetaram a cobrança do ISS. O paradigma jurisprudencial da década de1990 se baseava na distinção entre software de prateleira e software customizado. 

Essa distinção perdeu o sentido com o advento do SaaS, ou Software as a Service, e da computação em nuvem. Essa transformação tecnológica ampliou o escopo de tributação dos municípios, desfavorecendo o recolhimento do ICMS.

Como a jurisprudência tem acompanhado essas transformações tecnológicas? Quais os riscos ainda existentes para os contribuintes?

Fabrício, que tem larga experiência em contenciosos dentro deste tema, discorre com precisão sobre como a jurisprudencial vem acompanhando as mudanças tecnológicas e quais as suas implicações para os contribuintes.

Visite nosso canal no YouTube e confira as nossas série de entrevistas com alguns dos melhores advogados do país. Deixe seu email abaixo para receber nossos conteúdos gratuitos. 

Quer saber mais como a Turivius pode te ajudar? Nosso sistema de pesquisa inteligente e jurimetria integrada já é usado por alguns dos melhores advogados do país. Não fique de fora, clique no botão abaixo e saiba como entrar na nossa comunidade.

 

 


Saiba mais

Sumário

Posts Relacionados

Estratégias de reestruturação financeira em processos de recuperação judicial
Este artigo explora as estratégias de reestruturação financeira mais comuns utilizadas durante processos de recuperação judicial e como essas abordagens
O contencioso tributário para além dos litígios
O texto aborda as atividades que podem colaborar para tornar um advogado in house da área de contencioso tributário cada

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.

Fale conosco

Preencha para ser redirecionado ao WhatsApp: