IA para advogados: como os escritórios de advocacia podem usá-la

Descubra como a IA para advogados pode otimizar o trabalho das equipes em escritórios de advocacia.
Picture of Equipe Turivius
Equipe Turivius
Software jurídico | Advocacia com Inteligência Artificial 📉⚖️ Gestão Jurisprudencial e Jurimetria EstratégicaPeça o seu teste gratuito.

Certamente percebeu o crescente interesse em relação à inteligência artificial (IA) e sua capacidade de revolucionar diversos setores. Entretanto, qual é a perspectiva futura da IA no âmbito dos profissionais do direito?

Uso de IA na Advocacia

Uma pesquisa feita pela NexisLexis apontou diversos usos da IA na Advocacia, demonstrou que 92% dos advogados entrevistados planejam aumentar a adoção de IA para uso em análise jurídica no próximo ano, enquanto 68% disseram que já dependem de suas análises jurídicas para precificar projetos. Cerca de 73% das empresas já utilizam a IA para obter insights competitivos sobre advogados, partes e juízes adversários, enquanto 59% confiam na IA para avaliar casos e 48% a utilizam para estratégias de casos.

No campo jurídico, a IA atual tem a capacidade de automatizar atividades de rotina e simplificar os processos de trabalho, o que culmina em uma maior eficiência operacional e redução de despesas. À medida que menos tempo é consumido por tarefas manuais e pela geração completa de conceitos, os advogados podem dispor de um período mais significativo para concentrar-se nas necessidades dos clientes.

Neste contexto, vamos explorar o conceito de IA e como os escritórios de advocacia podem fazer uso dessa tecnologia de maneira responsável, a fim de otimizar a gestão do tempo, dos recursos e dos recursos financeiros.

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é a simulação da inteligência humana por máquinas para executar tarefas normalmente feitas por pessoas. A IA como um campo existe desde a década de 1950 , mas evoluiu ao longo de décadas de avanços tecnológicos.

Algoritmos inteligentes empregados por sistemas de inteligência artificial desempenham a função de classificar, analisar e realizar previsões a partir de enormes volumes de informações. Estes algoritmos passam por treinamento com vastos conjuntos de dados, denominados “dados de treinamento”, com o propósito de habilitá-los a identificar padrões nos dados, antecipar resultados e oferecer sugestões.

A presença da inteligência artificial é notada de diversas maneiras, tais como chatbots para atendimento ao cliente, tecnologia de reconhecimento de fala, veículos autônomos e ferramentas de automação, a exemplo do ChatGPT.

Leia também: ChatGPT para advogados: como utilizar na sua prática jurídica

Assim como referiu Danilo Limoeiro, CEO da Turivius, no webinar “Desvendando Inteligência Artificial no Direito”, é preciso entender que o conceito de IA é um conceito extremamente amplo:

Assista agora

É possível que tenha se deparado com termos como “machine learning” e “natural language processing” enquanto se discute a aplicação da IA no âmbito legal. Ainda que frequentemente empregados de maneira intercambiável, esses termos representam subcategorias dentro do campo mais abrangente da inteligência artificial.

Aprendizado de máquina 

O machine learning é um subconjunto da IA. Refere-se a humanos treinando máquinas para aprender com base na entrada de dados. Mais do que simplesmente executar (ou imitar) uma tarefa humana, o aprendizado de máquina procura padrões nos dados para tirar conclusões.

Depois que a máquina aprende a tirar uma conclusão correta, ela pode aplicar essas conclusões a novos dados. 

Processamento de linguagem natural

Outro subcampo da IA é o processamento de linguagem natural, ​​que se concentra em ajudar os computadores a se comunicarem conosco, humanos, em nosso próprio idioma. Simplificando, o NLP permite que os computadores leiam textos ou ouçam falas e então entendam, interpretem e manipulem essa linguagem natural – assim como os humanos fariam. 

Usando o NLP, os computadores são capazes de analisar grandes volumes de dados de texto – de forma consistente e sem fadiga ou viés – para identificar padrões e relacionamentos e, em seguida, determinar quais partes da linguagem humana são importantes.

Esse tipo de IA na lei pode ser aplicado para ajudar a concluir tarefas como análise de documentos, descoberta eletrônica, revisão de contratos e pesquisa jurídica.

Robótica

Por fim a robótica – ou o ramo da engenharia e da ciência da computação em que as máquinas (ou “robôs”) são construídas para executar tarefas programadas – é uma disciplina que geralmente vem à mente quando as pessoas pensam em IA. Embora a IA possa ser usada na robótica, a diferença é que os robôs executam tarefas programadas por humanos, enquanto a IA envolve o aprendizado de máquinas para executar tarefas. 

Como fazer uso da IA para advogados nos escritórios de advocacia?

A indústria jurídica atualmente usa IA em muitos aspectos de seu trabalho. A IA em escritórios de advocacia pode não ser explicitamente perceptível, mas ajuda advogados a desenvolverem melhor seus trabalhos. 

Especificamente, a IA em escritórios de advocacia ajuda os profissionais jurídicos a transformar sua prática, colocando os clientes em primeiro lugar de uma maneira sem precedentes.

Abaixo estão apenas algumas das maneiras pelas quais os advogados podem tirar proveito da IA ​​em seus escritórios. 

E-Discovery

A forma mais simples e comum de IA na lei é a e-discovery : o processo de digitalização de informações eletrônicas para obter informações não privilegiadas relevantes para um caso ou reclamação. 

O software de descoberta eletrônica permite que os advogados digitalizem documentos usando termos de pesquisa ou parâmetros específicos, como datas ou localização geográfica. 

Como resultado, os advogados obtêm respostas quase instantâneas – o que é significativamente mais rápido do que digitalizar cópias impressas. Esse tempo extra permite que os advogados descubram informações mais relevantes.

Pesquisa legal

O software de pesquisa jurídica com tecnologia de IA permite que os profissionais jurídicos verifiquem e pesquisem rapidamente grandes bancos de dados, incluindo:

  • regulamentos
  • Estatutos
  • Áreas de prática
  • Jurisdições
  • Jurisprudências e muito mais.

Com o software de pesquisa jurídica, os advogados podem coletar dados e ajudá-los a entender os precedentes em poucos cliques, sendo possível, inclusive, automatizar novas pesquisas jurisprudenciais – como é o caso da Turivius.

A realização de pesquisas mais abrangentes em velocidades mais rápidas economiza tempo dos advogados, o que, em última análise, economiza dinheiro dos clientes. 

A Turivius, por exemplo, permite que os seus usuários realizem pesquisas e comentem as pesquisas na própria ferramenta para consultar depois ou colaborar com o trabalho da equipe, permitindo uma eficiência ainda maior e evitando que mais pessoas percam tempo realizando a mesma pesquisa dentro do escritório. Além disso, com a Jurimetria personalizada, os advogados podem anexar às decisões marcadores específicos e gerar de forma automática relatórios estatísticos sobre essas decisões.

Gestão e automação de documentos

Embora os escritórios de advocacia continuem a se afastar dos documentos em papel , o armazenamento de documentos eletrônicos enfrenta desafios semelhantes ao armazenamento de documentos em papel. Registros eletrônicos ocupam menos espaço físico, mas classificar e localizar documentos ainda é um desafio. 

Usando a funcionalidade de marcação e criação de perfil, o software de gerenciamento de documentos orientado por IA armazena e organiza arquivos jurídicos , incluindo contratos, arquivos de casos, notas e e-mails. Esse método de armazenamento e organização de arquivos digitais, juntamente com a pesquisa de texto completo, torna os documentos muito mais fáceis de encontrar. 

Due diligence

O processo de due diligence frequentemente requer que profissionais do direito analisem uma grande quantidade de registros, incluindo contratos. Da mesma forma que em outras situações envolvendo documentos, a IA para advogados pode auxiliá-los a agilizar a revisão desses materiais.

Uma abordagem de due diligence empregando IA é capaz de extrair documentos específicos indispensáveis para o processo, tais como aqueles contendo cláusulas particulares. Além disso, a tecnologia de IA aplicada à due diligence consegue identificar variações ou modificações nos documentos.

A vantagem mais marcante? A IA é capaz de percorrer os documentos em questão de segundos. Embora seja recomendável manter a supervisão humana para a avaliação dos dados, os advogados podem colher os benefícios da drástica redução do esforço manual envolvido na revisão documental.

Análise preditiva

Determinar a viabilidade de um litígio ou quantificar o valor de uma ação requer uma análise extensiva de casos que estabelecem precedentes. 

O Software da Turivius, por exemplo, permite traduzir dados das decisões jurídicas de qualquer Tribunal e Órgão Administrativo do país em relatórios compreensíveis, o que aprimora tanto a compreensão do cliente quanto às estratégias do advogado. A Jurimetria, por meio da análise estatística e do uso de algoritmos, pode fornecer insights valiosos sobre as probabilidades de sucesso em diferentes cenários jurídicos.

Essa abordagem baseada em dados permite avaliar previamente os riscos e as perspectivas de um caso específico, o que possibilita a tomada de decisões mais informadas. Para ficar ainda mais evidente o diferencial competitivo que a Jurimetria traz para o seu escritório, vamos utilizar um exemplo prático comparando as decisões do TRF1 e do TRF3 que você encontra em nosso e-book sobre experiência do cliente na advocacia.

Por meio de gráficos oriundos de uma pesquisa jurisprudencial de um tema tributário específico em nosso sistema, é possível notar que o comportamento do TRF1 é mais favorável em relação ao contribuinte, em comparação com o TRF3, confira:

Jurimetria Turivius

Como a IA para advogados pode beneficiar o escritório e o cliente?

O uso da IA ​​em escritórios de advocacia aumenta as habilidades dos profissionais jurídicos para realizar seus trabalhos. No geral, a IA ajuda a reduzir o tempo gasto em tarefas manuais, liberando mais tempo para se dedicar à construção de relacionamentos e atividades focadas no cliente. 

Os escritórios de advocacia podem obter inúmeros benefícios para os clientes e para os resultados financeiros:

Aumentar a produtividade 

O uso da IA ​​para automatizar tarefas manuais de rotina e debater ideias ajuda a melhorar a eficiência em toda a empresa. Os processos orientados por IA eliminam atividades demoradas e trabalhosas para aumentar a produtividade, seja na busca de um contrato, na realização de due diligence ou na pesquisa de um precedente na metade do tempo.

Quando os advogados se tornam mais eficientes, eles podem concentrar mais tempo em seus clientes – enquanto aumentam o tempo gasto em trabalhos faturáveis. 

Melhorar o acesso à justiça

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina têm o potencial de reduzir as barreiras à justiça, principalmente o alto custo do acesso à ajuda jurídica. Ao economizar tempo no trabalho jurídico manual e rotineiro, os advogados podem reduzir as estimativas e os custos para os clientes.

Por exemplo, os advogados podem repassar essas economias aos clientes se a pesquisa que antes levava 20 horas agora leva duas para ser concluída. 

Além disso, os advogados podem gastar o tempo economizado fazendo pesquisas tediosas para atender mais clientes. Embora o setor jurídico ainda não perceba totalmente esses benefícios do uso da IA, o potencial existe.

Forneça uma melhor experiência centrada no cliente

Os benefícios do uso da IA ​​em escritórios de advocacia se resumem a uma vantagem principal: dar mais tempo aos advogados e profissionais jurídicos.

Com ferramentas orientadas por IA criando eficiência de tempo e trabalho, os advogados podem ter mais tempo para gastar diretamente com os clientes para promover relacionamentos significativos.

Idealmente, os advogados podem ir além de apenas ajudar os clientes a resolver seus desafios legais. Os advogados podem conhecer melhor seus clientes e entender verdadeiramente como e por que eles precisam de assistência jurídica com mais tempo disponível. 

Ao se tornar um consultor de confiança que dedica tempo para conhecer seus clientes e oferecer um serviço eficiente e oportuno, sua reputação o precederá. Aumentar a confiança dos clientes em você irá gerar mais referências e melhores avaliações online. Essa abordagem pode levar a mais clientes e receita para seu escritório de advocacia. 

Considerações finais sobre IA para advogados

Embora não seja infalível e exija que os escritórios de advocacia sejam cautelosos e considerem possíveis preocupações éticas e de privacidade, a IA para advogados tem o potencial de transformar a forma como os advogados trabalham.

Quando usadas com responsabilidade, as ferramentas de IA podem ser ensinadas a automatizar e executar certas tarefas de rotina para advogados, como e-discovery, gerenciamento de documentos e brainstorming. Isso ajuda os advogados a fazer mais com menos tempo e menos esforço, liberando tempo para oferecer melhores experiências ao cliente a um custo menor. Dessa forma, o uso de ferramentas de IA também pode ajudar a melhorar o acesso à justiça para mais clientes.

Como o potencial da IA ​​na lei continua a crescer, agora é a hora de os advogados aprenderem mais e aproveitarem para conhecer o poder da tecnologia aliada à sua expertise.

A Turivius entrega para os advogados gestão jurisprudencial inteligente e Jurimetria estratégica, com o Software um único advogado faz o trabalho de 3 e encontra o precedente ideal em menos tempo.

Sumário

Posts Relacionados

A importância das provas digitais em processos criminais
Provas digitais são essenciais em processos criminais, requerendo coleta rigorosa e cadeia de custódia para garantir integridade e validade.
Além do Hype da IA Generativa: A Relevância contínua das aplicações tradicionais de Inteligência Artificial no Mercado Jurídico

Introdução O avanço exponencial da Inteligência Artificial (IA) tem causado um frenesi em torno das tecnologias generativas, como ChatGPT, Gemini,

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.