7 filmes com temas jurídicos (e 2 séries) que todo advogado deve assistir
loader-logo

Equipe Turivius

Equipe Turivius
 

7 filmes com temas jurídicos (e 2 séries) que todo advogado deve assistir

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

O aprendizado de um advogado vai muito além das cadeiras da universidade. Existem lições valiosas no dia a dia da profissão, na conversa com profissionais mais experientes e até nas telas (do cinema ou da televisão). Pensando nisso, preparamos uma lista completa com alguns dos filmes com temas jurídicos que todo advogado deve assistir. 

São 7 obras cinematográficas e 2 séries atemporais que provocam reflexões e inspiram a prática do direito. Mesmo se tratando, em sua maioria, de filmes estrangeiros, as obras abordam temáticas universais e contribuem para a formação de profissionais mais justos e empáticos. 

Ficou curioso? Então prepare a pipoca e conheça os filmes selecionados! 

1. Questão de Honra

Quem acompanha os lançamentos cinematográficos pela internet sabe bem que o IMDb (Internet Movie Database) é um dos portais de maior credibilidade em termos de avaliação da qualidade das obras. 

Questão de honra, lançado em 1993 no Brasil, é a primeira indicação da nossa lista de filmes jurídicos, e é detentor de um 7,7 na plataforma (o que representa uma avaliação alta, se levarmos em conta o padrão de exigência dos espectadores). 

No filme, após a morte de um soldado em na base militar de Guantánamo, atacado por dois colegas da corporação, uma suspeita é levantada: seria este o caso de um “alerta vermelho”, espécie de punição extra oficial na qual um oficial ordena a seus subordinados que castiguem um soldado por algum desvio de comportamento? 

O caso chega aos tribunais e para nas mãos de um jovem advogado (interpretado por Tom Cruise), que resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade por trás do misterioso acontecimento, desafiando a hierarquia militar há tanto estabelecida e confrontando os “peixes grandes” da cadeia de comando da corte mais imponente do planeta. 

Nota no IMDb: 7,7

Assista ao trailer do filme Questão de Honra:

2. O Júri

Outro filme bem avaliado no IMDb, O Júri fala sobre influência, manipulação e corrupção dentro dos tribunais. 

Na obra, uma viúva decide entrar com um processo na justiça contra a empresa de armamentos Fix Boarns Fire Arms, pedindo uma indenização milionária pela morte de seu marido.

Para defendê-la, ela contrata o advogado Wendell Fohr (vivido pelo grande ator Dustin Hoffman). Porém, Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (interpretado por Gene Hackman), um especialista em manipular a seleção de jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. 

Porém, o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), também tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla em um complexo jogo de intrigas e revelações.

Nota no IMDb: 7,1

Veja o trailer do filme O júri:

3. A vida de David Gale

Lançado em 2003, o filme A vida de David Gale é um dos excelentes filmes com temas jurídicos que levam à reflexão. Neste caso, a reflexão sobre a pena de morte. 

A história acompanha a trajetória de um professor de filosofia, ativista contra a pena de morte, que se vê condenado à pena capital pelo estupro e morte de uma colega de trabalho. Além de tratar do empenho do condenado em provar sua inocência, A vida de David Gale também provoca questionamentos sobre os meios jurídicos utilizados e o próprio sistema judicial que condenou o professor. 

Nota no IMDb: 7,6

Trailer do filme A vida de David Gale:

4. Tempo de Matar

Tempo de matar foi lançado em 1996, mas ainda trata de uma temática bastante atual, motivo pelo qual deve ser assistido por advogados e estudantes de direito. 

O mote do filme é o questionamento à clássica pergunta “os fins justificam os meios?”, e as reflexões sobre quais as circunstâncias em que alguém pode burlar o sistema judicial e fazer justiça com as próprias mãos.

Para abordar o tema, que passa também pela questão do preconceito racial, o  filme nos apresenta ao advogado Jake Tyler Brigance, vivido pelo vencedor do Oscar Matthew McConaughey, designado para defender um homem que burlou o sistema judicial e agiu por meio da citada “justiça com as próprias mãos”, ao matar os dois responsáveis pelo estupro de sua filha de 10 anos.

Nota no IMDb: 7,5

Trailer do filme Tempo de Matar:

5. Philadelphia

O filme Filadélfia conta a história de um promissor advogado, Andrew Beckett, vivido por Tom Hanks, que é portador do Vírus HIV e homossexual, e que começa a obra como funcionário de um famoso escritório da Filadélfia. 

Após ser demitido pela empresa, Andrew contrata os serviços de seu colega de profissão, Joe Miller (Denzel Washington), que era homofóbico.

A produção fala sobre a batalha entre o preconceito de Joe e seu desejo de justiça em favor de Andrew, e foi uma das primeiras obras de Hollywood a tratar abertamente temáticas como a AIDS. 

Nota no IMDb: 7,7

Trailer do filme Philadelphia:

6. Um sonho de liberdade

Um sonho de liberdade é um dos filmes clássicos da história do cinema mundial. Se você já assistiu, considere a opção de ver novamente ou indique a obra a alguém. O importante é disseminar ao máximo as abordagens e provocações feitas na obra, que teve 7 indicações ao Oscar no ano de 1995.

A grande temática abordada no filme é a fragilidade do sistema prisional dos Estados Unidos, que abre precedentes para traçarmos, também, uma relação entre os desvios e falhas que também acontecem no Brasil.

Na obra, Andy Dufresne, vivido por Tim Robbins, é um banqueiro de sucesso que é condenado injustamente à pena perpétua pelo assassinato de sua esposa e seu amante. Mandado para presídio famoso — e temido —  do Maine, Andy aos poucos conquista a amizade de Red, um veterano vivido por Morgan Freeman.

A partir daí, o filme dá uma verdadeira aula sobre a realidade nos presídios americanos, trazendo à tona fatos como a corrupção e a relação de violência (e respeito) entre os detentos.

Nota no IMDb: 9,3

Trailer do filme Um sonho de liberdade:

7. Carandiru

Aqui está um filme nacional que não poderia deixar de figurar em nossa lista de filmes com temas jurídicos imperdíveis. Carandiru, lançado em 2003, repercutiu internacionalmente em razão da dureza e fidedignidade com que os argumentos foram utilizados na obra. 

Apesar de não abordar o trabalho jurídico de forma direta, o filme é um retrato do sistema carcerário brasileiro, e traz à tona uma série de possibilidades de análise sobre os princípios constitucionais dos presidiários ali apresentados e às dificuldades e entraves encontrados para garantir o cumprimento destes princípios. 

Nota no IMDb: 7,6

Trailer do filme Carandiru:

Bônus: séries jurídicas de tirar o fôlego

Se sua sede por conhecimento for além das obras cinematográficas, temos duas dicas de séries recentes que causaram grande repercussão pela forma como abordam questões jurídicas complexas e delicadas. 

Olhos que condenam

A microssérie da plataforma Netflix aborda um dos casos mais emblemáticos da história norte-americana: a condenação e prisão de cinco jovens negros do Harlem (bairro americano) sob falsa acusação de estupro de uma mulher no Central Park, no ano de 1989.

Sensível e brutal, a série fala sobre erro judiciário e sobre os limites do direito de punir, além de evidenciar o tamanho da força e influência do Estado e a desigualdade das estruturas jurídicas disponíveis no contexto. 

Nota no IMDb: 9,0

How to get away with murder

Possivelmente uma das séries de advogados mais famosa da atualidade, How to get away with murder (ou “Como se livrar de um assassinato).

A série se passa em uma renomada universidade na Filadélfia, onde a advogada criminal Annalise Keating leciona. A personagem escolhe cinco de seus alunos para um intenso programa de estágio, por meio do qual podem contribuir ativamente nos casos reais da advogada. 

A trama se desenrola ao redor de casos de assassinato, nos quais o maior desafio é encontrar formas de se livrar das provas, contando com a ajuda de Annalise e suas apuradas técnicas de “como se livrar de um assassinato”. 

Um dos pontos positivos da obra é que ela mostra com detalhes a rotina de um advogado criminal nos Estados Unidos, assim como os contrapontos importantes a se considerar para salvar o seu cliente, e em alguns casos, até a si mesmo.

Com cenas enérgicas e contagiantes, a série ficou famosa e figura entre as preferidas até mesmo de que nunca se interessou pela área de Direito.

Nota no IMDb: 8,1

Aliar o aprendizado profissional e acadêmico com a bagagem cultural trazida pelo cinema e pela televisão é uma boa forma de enriquecer as discussões interpretativas e enxergar temáticas por perspectivas diferentes. Com a nossa lista de melhores filmes com temas jurídicos, certamente os debates sobre aspectos jurídicos ficarão ainda mais interessantes! 

Aproveite o fim da leitura deste artigo para assinar nossa newsletter. Assim, você não perde nossos próximos conteúdos! 

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas

principais classificações dos tributos

Principais classificações dos tributos

As principais classificações dos tributos no Brasil são as seguintes: vinculado e não vinculado, direto e indireto, fixo e proporcional, progressivo e