Experiência do cliente na advocacia: saiba como se destacar! - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Experiência do cliente na advocacia: saiba como se destacar!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Para garantir espaço no mercado os escritórios e departamentos jurídicos estão começando a traçar estratégias para melhorar a experiência do cliente na advocacia. 

Transformar o suporte jurídico de uma área de despesas para uma área de receitas, melhorar a agilidade e qualidade da comunicação, comprovar o uso de tecnologias que resultam em mais chances de vitória são alguns exemplos do que veremos hoje.  

Acompanhe o artigo e descubra como se preparar para oferecer a melhor experiência do cliente na advocacia pode ajudar no crescimento do seu negócio.

Não perca dicas importantes para melhorar a gestão do seu negócio. Veja também o artigo:

3 dicas para melhorar a gestão do departamento jurídico

Advogados que atuam estrategicamente

Segundo pesquisa realizada com gestores das 1000 maiores empresas do mundo, 77% achava a área jurídica estratégica e apenas 50% considerava que as áreas eram de fato estratégicas.

Transformar o setor jurídico de uma área de despesas para uma área de receitas permite que o advogado se torne verdadeiro parceiro de negócios, contribuindo para o crescimento do negócio e melhoria na experiência do cliente na advocacia

Um exemplo disso é ter um suporte de dúvidas eficiente, que responde rapidamente e que evita atrasos em uma campanha de marketing, ao garantir que ela está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. 

Facilidade e agilidade na comunicação

Diferente de antigamente, quando os recursos da comunicação eram limitados, hoje em dia na maioria dos setores a resposta é quase que imediata, sendo o consumidor informado e atualizado a todo instante acerca dos andamentos que são do seu interesse. 

A compra de algum item na internet, por exemplo, envolve um processo contínuo de feedbacks da empresa, que informa autorização do pagamento do pedido, envio ao seu destino, rastreamento, etc. 

Sabemos que a rotina nos escritórios e departamentos jurídicos é estressante com a exigência de cumprimento de inúmeros prazos, mas se antes a falta de agilidade na comunicação entre advogado e cliente era algo comum e aceitável, hoje isso mudou. 

A falha na comunicação prejudica a experiência do cliente e quem faz diferente acaba ganhando destaque ao prestar um serviço com qualidades exclusivas.

Aproveite para ver também:

Metodologia Ágil para advogados

Sempre que possível evitar o juridiquês é uma forma de conectar e conquistar seu cliente, oferecendo as respostas que ele precisa logo no primeiro ou segundo parágrafo, sem a necessidade de expressões formais e que não fazem parte da realidade deles. 

Para facilitar e tornar mais ágil a comunicação com clientes uma dica é a utilização da Jurimetria

Além das respostas dadas serem mais assertivas, o que demonstra ainda mais a sua expertise, vez que baseada em números e estatísticas, a jurimetria permite que as suas pesquisas sejam feitas em tempo recorde.

Advogados gastam em média 135 horas anuais em pesquisas jurisprudencial. Sendo assim, o valor investido gira em torno R$ 10.350,00 em salários por advogado(a).

Para estudar casos semelhantes ao do seu cliente e decidir se vale a pena recorrer ou celebrar acordo, bem como qual vem sendo o posicionamento de determinada vara, torna-se muito mais rápido utilizar a jurimetria que analisar diversos casos.

Leia também:

Descubra aqui 7 dicas para pesquisar jurisprudência

Com a jurimetria é possível oferecer uma resposta rápida ao cliente, além de baseada em dados obtidos em tribunais, sendo um diferencial que garante maior satisfação da clientela e economia de tempo e esforço.

Quer saber como a jurimetria funciona e como ela está revolucionando o Direito? 

Baixe aqui o e-book sobre Jurimetria e Direito. 

Modernização e transformação digital jurídica

Vejamos alguns exemplos de ferramentas que demonstram que de fato o seu escritório ou departamento jurídico está se modernizando. 

Jurimetria

A aplicação das estatísticas ao Direito se tornou possível com o uso de inteligência artificial e grande quantidade de dados processuais disponíveis em tribunais e órgãos administrativos. 

Usar jurimetria é fornecer respostas com base em dados e devidamente analisados, de modo que a informação é compreendida a partir de filtros relevantes para o judiciário. 

Algumas perguntas que a jurimetria consegue responder: 

Qual o melhor horário para entrar com um pedido de liminar? Qual o posicionamento de determinado juiz ou desembargador? Quais são as teses mais aceitas para o caso do meu cliente? 

Veja também:

Jurimetria e volumetria: entenda a diferença entre os conceitos

Softwares jurídicos de gestão

Além de garantir a atualização e monitoramento de processos, contar com o suporte de software como o Astrea auxilia na agenda compartilhada da equipe, permitindo que todos tenham acesso às tarefas e prazos. 

Também é possível a integração ao financeiro, utilizando o timesheet como forma de verificar a produtividade e horas trabalhadas pela equipe de advogados. 

Destacamos que o software da Turivius dispõe de jurimetria, pesquisa jurimetria integrada e, ainda, gestão de conhecimento, possibilitando que advogados compartilhem os principais julgados com a sua equipe, economizando horas de trabalho e aumentando a produtividade. 

___________

Hoje vimos importantes dicas de como melhorar a experiência do seu cliente na advocacia, contribuindo para a sua fidelização, construção de uma relação de confiança e constante retorno ao seu escritório.

Quer ficar por dentro de mais artigos sobre produtividade e tecnologia aplicada ao Direito? Assine a newsletter da Turivius!

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas