Exemplos de Ferramentas colaborativas para advogados - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Exemplos de Ferramentas colaborativas para advogados

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Em um contexto em que sair de casa se tornou um problema, torna-se cada vez mais evidente a necessidade do uso de ferramentas colaborativas no trabalho exercido por advogados em escritórios e departamentos jurídicos. 

As ferramentas colaborativas podem facilitar a rotina de advogados, que passam a ser beneficiados com plataformas modernas e intuitivas que contam com o compartilhamento de projetos, agenda, jurisprudência, dentre outros recursos. 

Acompanhe este artigo e descubra exemplos para testar no escritório ou departamento jurídico em que você trabalha. 

Exemplos de ferramentas colaborativas para advogados

Aplicativos para comunicação corporativa

Uma forma de concentrar todo o seu histórico de conversas por texto, voz ou vídeo em um único lugar é investindo em canais de comunicação corporativa como o Slack ou Discord

Além do histórico de conversas ficar registrado em um canal seguro e próprio para o uso profissional, aplicativos como Discord também proporcionam a criação dos chamados servidores. 

Com eles, torna-se possível organizar as informações relativas a cada cliente em um local específico e que pode ser facilmente acessado por todos os membros de uma equipe. 

Compartilhamento de conteúdo  

Muitas ferramentas colaborativas que são amplamente utilizadas por outras profissões também podem ser aproveitadas para o setor jurídico, e exemplo disso é a plataforma do G-Suite.

Que tal contribuir com a elaboração de peças processuais em tempo real

Trabalhar no Drive com a segurança de todos seus arquivos ficarem armazenados na nuvem, realizar reuniões pelo Meet e compartilhar notas no Keep são alguns dos benefícios em utilizar a plataforma no seu escritório ou departamento jurídico. 

Gestão do conhecimento 

Há também as ferramentas colaborativas para advogados, que foram pensadas exatamente para o seu contexto de trabalho.

Se você atua diretamente na elaboração de peças já deve ter passado horas em busca de um julgado que fosse interessante ao seu cliente, certo? 

Em pesquisa realizada pela Turivius, chegou-se ao total de 135 horas anuais gastas com pesquisa jurisprudencial, para cada advogado. Ao fazermos o cálculo de quanto custa aproximadamente cada hora trabalhada, concluímos que foi gasto com pesquisa de jurisprudência R$ 10.350 em salários e R$ 67.000 para clientes por advogado por ano. 

Assim, considerando que a busca por jurisprudência é uma atividade tão corriqueira quanto necessária para o exercício da advocacia, nada melhor que possuir uma ferramenta em que constem os julgados mais interessantes também para os seus colegas de trabalho. 

Leia também:

7 dicas para pesquisar jurisprudência

Se você já gastou várias horas para encontrar o julgado ideal para o caso que estava sob a sua responsabilidade, por que não facilitar o trabalho do seu colega de equipe e ajudá-lo nesse momento? 

Excelente plataforma para gestão do conhecimento é o Software da Turivius que disponibiliza como um de seus recursos uma verdadeira biblioteca virtual para os seus julgados, como se fosse uma espécie Pinterest para advogados.

Com uma ajudinha dos nossos robôs é possível salvar, compartilhar e recuperar julgados com poucos cliques.

Suas horas de pesquisa com certeza farão diferença para todo o seu time, que poderá alcançar melhores resultados quando o seu tempo for otimizado e pesquisas anteriores puderam ser utilizadas também para a sua demanda. 

Ainda, mesmo que não seja o caso de utilização da jurisprudência propriamente dita, o acesso integral a ela também contribui como fonte de estudo, em que o advogado se debruça sobre os argumentos da parte contrária e assim consegue fortalecer os argumentos da sua própria defesa.

Controle de prazos e projetos 

Exemplo de ferramentas colaborativa que faz sucesso quando se fala em gestão de projetos é o Trello

O Trello é uma ferramenta de fácil uso e com design atrativo, que permite aos colegas de trabalho criarem quadros para projetos específicos, atribuindo tarefas com checklists e outros elementos visuais, compartilhando tudo que for interessante para o projeto. 

Além dessas vantagens, essa ferramenta permite sincronização automática com outros aplicativos, como é o caso Drive, Slack, Evernote, etc. 

Outro exemplo de ferramenta para gestão de projetos é o Asana, uma forma de concentrar a elaboração de projetos em um único lugar, organizando o fluxo de trabalho da equipe, facilitando o trabalho à distância e o monitoramento de progressos. 

Solução tecnológica idealizada para o mundo da advocacia, o  Astrea também é interessante ferramenta colaborativa para advogados. 

O seu uso permite o gerenciamento de processos e seus respectivos prazos, com criação de tarefas e pastas referentes a cada cliente, visualização do calendário de toda a equipe, dentre outros benefícios.

Advogados estão usando mais ferramentas colaborativas

Segundo pesquisas realizadas pelo Bloomberg Law, o uso de ferramentas colaborativas por advogados cresceu significativamente em razão da pandemia do coronavírus. 

Entre os meses de março e julho, observou-se o crescimento do uso de ferramentas colaborativas em de 63% nos escritórios e 305% nos departamentos jurídicos. 

Quando pensamos no uso da tecnologia no ambiente de trabalho, considerando ainda as especificidades da advocacia, uma das vantagens que sempre merecerá destaque será a otimização do tempo gasto com tarefas repetitivas. 

Com mais tempo disponível, advogados poderão concentrar seus esforços tanto em tarefas mais complexas, quanto na nutrição do relacionamento com clientes. 

Os números já comprovam que a tecnologia precisa ser vista como uma grande aliada quando se busca maior produtividade e lucro, e nunca algo que pretenda a substituição desses profissionais.

Aproveitando que chegou até aqui, não deixe de conhecer a plataforma da Turivius, uma ferramenta que faz uso da inteligência artificial para facilitar a rotina de advogados. 

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas