Marketing jurídico: Descubra aqui 5 dicas práticas - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Marketing jurídico: 5 dicas práticas de como utilizá-lo no seu escritório de advocacia

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Assim como o marketing para médicos e para o setor público, o marketing jurídico deve respeitar algumas limitações que estão previstas no Código de Ética da OAB, que veda a veiculação de propaganda para esse profissional.

Por outro lado, ainda que seja proibida a captação de clientes por meio da propaganda, os advogados estão autorizados a utilizar outros formatos de marketing existentes. 

Considerando que o marketing é importante ferramenta para a captação de novos clientes também para escritórios de advocacia, no artigo de hoje você verá 5 dicas práticas de marketing jurídico para crescer o seu negócio. Acompanhe.

5 Dicas práticas de como utilizar o marketing jurídico 

Entenda quem é a sua persona

Para que o seu marketing gere resultados e assim você consiga captar novos clientes é essencial definir quem é persona do seu negócio. 

Você já deve ter ouvido falar em público-alvo, mas a persona vai além disso

É preciso traçar um perfil do seu cliente ideal, atribuindo nome, idade e profissão fictícios, compreendendo quais são suas principais dores e quais problemas pretende resolver quando busca o seu escritório. 

Imagine por exemplo que você atue com direito tributário e pretende vender seus serviços para uma empresa familiar de médio porte, que é administrada por seu José, que tem 42 anos e não entende muito de Direito, mas que quer cumprir com todas as leis tributárias. 

Uma das formas de atrair seu José para o seu escritório é produzindo conteúdo que seja importante e relevante para ele e que seja capaz, por exemplo, de tirar suas dúvidas sobre quais tributos precisa recolher. 

Importante dizer que, para cada área do Direito que você decida atuar é possível definir uma nova  sua persona e, embora esse não seja um trabalho simples, valerá a pena quando os resultados começarem a aparecer. 

Marketing de conteúdo

É através da produção de conteúdo que você poderá fazer uso de importante gatilho mental, qual seja, o argumento de autoridade

Nesse sentido, a produção de conteúdo que demonstra experiência na sua área de atuação consiste em essencial ferramenta a ser utilizada para atrair nova clientela. 

Além disso, definir quais canais de comunicação você nutrirá com o seu cliente e qual linguagem será utilizada também fazem parte de uma boa estratégia de conteúdo. 

Newsletter, artigos para o blog, posts nas redes sociais e vídeos no Youtube são algumas das opções disponíveis. 

Ao optar por um ou mais canais de comunicação tenha sempre em mente a sua persona, como ela costuma navegar na internet e qual linguagem lhe será mais atrativa.

Voltando para o exemplo do seu José, pode ser que ele, na condição de empresário responsável pelas finanças do seu negócio, esteja mais familiarizado com números e gráficos que com texto. 

Nesse sentido, quanto mais próxima a sua linguagem da dele, maiores as chances dele se identificar com o conteúdo transmitido e ficar mais propenso a contratar seus serviços de consultoria tributária. 

Você já ouviu falar no Legal Design? 

O Legal Design consiste em estratégias de abordar de forma mais empática os problemas trazidos ao seu escritório. 

Nesse sentido, investir no Legal Design pode ser uma forma de se comunicar melhor com seu cliente, que terá mais facilidade em visualizar o problema quando, por exemplo, colocado em gráficos com dados estatísticos.  

Estratégias de SEO 

Além de publicar conteúdo relevante para os seus clientes, é preciso que o seu site seja visto pelos mecanismos de buscas (como o Google) para que ele seja entregue a seus potenciais clientes. 

Dá-se o nome de SEO (Search Engine Optimization) esse conjunto de boas práticas e estratégias que podem levar o seu site a se destacar entre as primeiras posições do google. 

A partir da análise de palavras-chave relevantes para o seu negócio é possível que você tenha insights para a produção de novos conteúdos. Pesquise no google temas relacionados e as perguntas mais recorrentes na área em que você atua. 

Use links internos e aproveite para direcionar o seu leitor e potencial cliente para outras páginas do seu blog. Quanto mais tempo ele navegar entre os artigos, mais o Google entenderá que o seu site está sendo útil e relevante para ele. 

Otimize o link das suas postagens e adicione as palavras-chave. Essa também é uma importante dica de SEO. 

Mantenha seu conteúdo atualizado e, ainda, seja consistente. 

Seja consistente 

O marketing digital é feito de testes e não há uma quantidade de postagens tida como ideal. 

Mais importante que ficar preso a esses números é ser consistente e cumprir com o planejamento de marketing a longo prazo. 

Por isso é recomendado que você considere também o seu limite e não crie metas inatingíveis.

Acompanhe seus resultados

Outra dica fundamental é acompanhar os resultados que estão sendo obtidos com o seu marketing jurídico. 

Defina indicadores de desempenho que sejam mensuráveis, de modo que o seu investimento em marketing possa ser medido. 

Esse é um processo contínuo de aprimoramento, por isso é importante realizar testes de com o mesmo conteúdo, a fim de verificar quais, por exemplo, geraram mais contato com potenciais clientes. 

Chegamos ao final de mais um artigo e esperamos que ele tenha sido interessante para você.

Conhece o software jurídico da Turivius? 

Peça uma demo e descubra como ele pode facilitar a sua rotina.  

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas