Descubra 4 razões para usar a jurimetria no seu escritório de advocacia. - Turivius
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Descubra 4 razões para usar a jurimetria no seu escritório de advocacia.

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Em um cenário cada vez mais competitivo e frente à crise mundial atualmente enfrentada, torna-se essencial à sobrevivência de todo negócio o destaque frente sua concorrência.

Não é diferente para os profissionais do Direito, que já vinham sentindo a saturação do mercado. 

Nesse contexto, a jurimetria se destaca na rotina dos profissionais do Direito. Entenda o que é jurimetria e as 4 razões para usá-la no seu escritório ou departamento jurídico.

Jurimetria: entenda quando surgiu, o que é e como funciona

Origem do termo Jurimetria

Apesar da  atualidade do tema ora estudado neste artigo, a jurimetria foi o termo escolhido pelo americano Lee Loevinger, no ano de 1948, como uma analogia ao termo “econometria”, aplicado ao estudo da economia.

Segundo o jurista, para o seu estudo seria necessário aplicar à lei noções da lógica matemática e formulação de cálculo, sendo esse um conceito mais amplo de jurimetria. 

Com o escopo de restringir o conceito originário da metodologia, preferimos  aqui a definição segundo a qual a jurimetria é  a análise de grande quantidade de dados, ou seja, adotamos do critério quantitativo, segundo o qual a partir da sua aplicação é possível a analisar ampla base de acontecimentos jurídicos e com o auxílio de estatística, informar percentuais de sucesso. 

Com as soluções tecnológicas propostas pelo uso da jurimetria, é possível informar ao cliente, com base na análise de centenas de processos que discutiram a mesma tese jurídica, por exemplo, quais seriam as chances de procedência ou improcedência do seu pedido, em primeira e/ou segunda instância. 

O que é jurimetria?

A jurimetria consiste, portanto, na aplicação das noções de estatística, probabilidade e matemática à ciência do Direito e aos seus acontecimentos.

A partir da análise dos dados coletados, torna-se possível prever quais são as chances de sucesso em determinado caso concreto, bem como quais são teses jurídicas associadas à vitória. 

Como funciona a jurimetria na prática?

Muito distante da teoria que se deseja transmitir com o Princípio da Segurança Jurídica, a prática demonstra que litigar nos tribunais brasileiros pode ser visto como um grande jogo de sorte ou azar.

Isso porque, não raro, o resultado final do processo dependerá diretamente do posicionamento adotado pelo magistrado ou tribunal responsável pela análise e julgamento da lide.

Escritórios de advocacia mobilizam suas equipes de estagiários e advogados e gastam horas em pesquisa processual para descobrir qual posicionamento vem sendo majoritariamente adotado por determinada corte ou julgador. 

Com o objetivo de entregarem o melhor resultado ao seu cliente, horas de trabalho são direcionadas em pesquisas por diversos sites de tribunal.

Um trabalho que ganha velocidade e qualidade quando conta com a jurimetria.

Destaca-se que a compreensão de fatores decisórios se percebe essencial não somente para ganhar casos, mas também economizar tempo e dinheiro investidos, uma vez que prever a argumentação jurídica utilizada auxiliará o advogado na escolha da sua linha de raciocínio. 

Embora o termo jurimetria tenha sido criado em 1948,  foi a revolução dos dados e da inteligência artificial que possibilitou  analisar estatisticamente as diversas informações disponibilizadas pelas decisões e processos publicados em meio digital. 

Assim, a partir dos dados publicados pelas cortes brasileiras, é possível, com a utilização de técnicas como machine learning e deep learning, estruturar essas diversas informações, tais como, parte do processo, classificação da demanda, voto de cada julgador, conteúdo decisório, dentre outros. 

4 Razões para usar a jurimetria

Complemente a sua expertise 

Outra vantagem de utilizar a jurimetria no seu escritório de advocacia é que com a análise estatística aplicada ao Direito se torna possível complementar o conhecimento tradicional consolidado a partir da sua experiência profissional e estudos da lei e doutrina.

Aqui na Turivius, por exemplo, nosso robô combina redes neurais e processamento de linguagem natural para estruturar os dados jurídicos coletados, o que possibilita a classificar os resultados obtidos como contrários ou favoráveis a determinada teses jurídica. 

A partir de um sistema como a jurimetria, a sua expertise se destaca ainda mais no mercado, uma vez que os argumentos jurídicos apresentados conversam perfeitamente com os números exibidos nos gráficos. 

Assim, você poderá dizer que os anos de prática e de trabalho em determinado tribunal, bem como com as estatísticas obtidas mediante uso de inteligência artificial se posicionam no sentido de que em 80% dos casos houve procedência do seu pedido.

Adote uma comunicação empática e fidelize seu cliente com mais uma vantagem

Trabalhar a relação de confiança entre cliente e advogado é primordial, uma vez que esse fator se demonstra determinante no momento de decidir por uma nova contratação ou extinção do contrato de prestação de serviços celebrado. 

Por mais acostumado que os advogados estejam com a linguagem formal dos tribunais e com as ilimitadas folhas das peças processuais, o mesmo não acontece com os seus clientes, que muitas vezes são pessoas leigas e que não possuem conhecimento técnico-jurídico. 

Uma forma de validar com mais facilidade o informado com palavras, tornando mais compreensível e empática a comunicação com aquele que é fundamental para o seu negócio, consiste na utilização de gráficos, tornando mais visual e com melhor qualidade argumentativa o ponto defendido. 

Exemplo disso seria uma apresentação em que o advogado mostraria gráfico em que em 80 % dos casos levados ao judiciário houve procedência do direito pleiteado pelo cliente. Como seria mais fácil visualizar esta informação? Com apresentação de pesquisa escrita e planilhas Excel ou com simples gráfico em formato de pizza?

Com os dois! Na hora de conquistar o seu cliente, demonstrar atenção e cuidado ao passar as informações nunca será demais.

E essa é mais uma vantagem de utilizar a jurimetria, que pode ser a porta de entrada do seu escritório para o Legal Design, que tem por escopo justamente tornar o seu negócio mais atrativo e acessível para o seu cliente.

Com obtenção de estatísticas sólidas através do uso da jurimetria, é possível ir além do uso de frases como “o posicionamento que vem sendo adotado é” para “80% das vezes em que houve o ingresso de demandas como a sua, o pedido foi procedente”. 

Mais que isso, com a comunicação desses dados a partir de elementos gráficos, você impressiona o seu cliente e ainda facilita a sua compreensão. 

Aumente seu faturamento

Além de ganhar tempo nos casos dos clientes que você já possui e, ainda, ampliar as chances de êxito no seu processo, você poderá aumentar o faturamento do seu escritório com a prospecção de novos clientes, que ficarão muito mais atraídos a contratar seus serviços com a visualização do sucesso que está sendo alcançado nos seus outros casos. 

Assim, não restam dúvidas de que a jurimetria aumenta seu faturamento e agrega valor aos serviços jurídicos prestados. 

Saia na frente! Lidere!

Em recente pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (CESA), dentre os 649 escritórios de advocacia entrevistados, somente 22% informaram fazer uso das ferramentas de tecnologia fornecidas por lawtechs e legaltechs. 

O número indica que embora muito se fale nas transformações que o Direito vem sofrendo, ainda se percebe escasso o investimento em tecnologia nesse setor. 

Você conhece a expressão em inglês first mover advantage

Os profissionais do Direito que auxiliarem no crescimento do número acima mencionado, adotando soluções tecnológicas como é o caso da jurimetria, irão se diferenciar e garantir privilegiado posicionamento da sua marca no mercado, colhendo os frutos que não estarão disponíveis para aqueles que somente seguirem o fluxo. 

Se chegou até o final deste artigo, sabemos que as vantagens de aliar a tecnologia com a sua profissão estão mais que claras para você. 

Mas a Turivius ainda quer te ajudar mais nesse processo. Peça uma demo do nosso software e comprove as vantagens de usar a jurimetria! 

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Saia na frente e lidere o mercado!

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas