ChatGPT para advogados: O que é e como utilizar na sua prática jurídica

Da criação de conteúdo de marketing jurídico até a elaboração de documentos, os benefícios da IA parecem infinitos. 
Ana Julia Saraiva
Ana Julia Saraiva
Advogada. Responsável por conteúdo na equipe de marketing da Turivius.

Introdução

Há uma nova tecnologia fazendo barulho nas principais rodas de conversas pelo mundo: ChatGPT. Uma coisa é certa, ela deveria estar no seu radar, se já não estiver. 

ChatGPT para advogados

O motivo pelo qual você deve buscar se familiarizar com ela é porque todos os sinais indicam que essa tecnologia de Inteligência Artificial de ponta e outras ferramentas semelhantes terão um impacto significativo na prática jurídica.

Compilamos em um Guia tudo que você precisa saber sobre o ChatGPT para advogados. É o Guia que você procurava para realizar pesquisas rápidas sobre a IA, faça o download gratuitamente:

E como estar por dentro da tecnologia já deve ser uma das missões do advogado comprometido com a prestação de um serviço jurídico de qualidade nos dias de hoje, reunimos algumas informações que podem auxiliar a compreender o ChatGPT.

Após ler este artigo, daí sim você poderá tomar uma decisão fundamentada sobre se e como usá-la em seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. 

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT, (sigla em inglês para Transformador Generativo Pré-treinado) é um modelo de linguagem de Inteligência Artificial da empresa OpenAI, que responde a perguntas com respostas semelhantes às humanas. A tecnologia foi treinada por meio de aprendizado por reforço com feedback humano por meio da técnica de machine learning.

Como assim? Durante o processo, treinadores humanos de IA classificavam as respostas do chatbot para ensiná-lo a responder de forma apropriada.

Assim, trata-se de um programa desenvolvido para gerar textos de forma autônoma, respondendo perguntas e buscando soluções para os questionamentos dos usuários.

Quer saber mais sobre como funciona machine learning? Faça o download gratuito do ebook: Inteligência Artificial e Direito

Vantagens e desvantagens do ChatGPT

A tecnologia vem se transformando em uma velocidade ímpar, tanto que no dia 14 de março de 2023, a OpenAI lançou o GPT4. Este grande modelo multimodal não apenas aceita entradas de imagem além de texto, mas também atende a referências profissionais e acadêmicas com desempenho de nível humano.

O GPT-4 concluiu diversos testes entre os 10% melhores classificados, enquanto a versão original do ChatGPT geralmente terminava entre os 10% inferiores. Confira o quadro comparativo que a OpenAI divulgou sobre os resultados do GPT-4 e do GPT3.5 em uma variedade de exames dos EUA:

O ChatGPT já está disponível uma versão gratuita online, enquanto o GPT4 não, e uma versão PRO, que custa cerca de US$ 20/mês e oferece acesso prioritário a novos recursos. 

Contudo, é importante que o advogado esteja atento também às suas desvantagens. Não é raro a tecnologia emitir respostas com fatos ou datas equivocadas (vale lembrar que, até o momento da publicação deste artigo, a sua atualização é de 2021). 

Isso acontece porque a ferramenta te entrega respostas sem entender, necessariamente, sobre o que está falando. Por isso, é importante ter conhecimento prático das questões que estão sendo questionadas e a capacidade de eliminar informações falsas.

Não se pode esperar que os sistemas NLP (processamento de linguagem natural) e os algoritmos de aprendizado de máquina em geral sejam 100% precisos. Os seres humanos ainda precisam diferenciar as respostas aceitáveis ​​das inaceitáveis, por isso a importância de sistemas “human-in-the-loop” (em que um humano participa do processo decisório).

Essa é a principal razão pela qual a tecnologia não substituirá os advogados, mas sim como toda nova tecnologia tem um potencial enorme de trazer eficiência ao setor jurídico. Mais do que nunca é importante que, não só advogados, mas todos os profissionais se questionem:

“Existe uma forma mais prática e rápida de fazer essa atividade?”

A Inteligência Artificial vem para liberar todos os profissionais de atividades repetitivas para que possam focar em outras atividades mais estratégicas para o seu negócio.

Para ajudar advogados a surfarem também nessa onda, separamos algumas dicas, mas antes de tudo, é importante que você saiba como dar esse primeiro passo.

Como funcionam os prompts

O que é Prompt?

Prompt é um termo utilizado em linguagem de programação que se refere a um comando ou instrução que é dada, nesse caso ao ChatGPT. Ou seja, é um comando que influenciará as respostas que você recebe.

Como criar o seu prompt?

Para que a tecnologia ofereça as melhores respostas é importante que você:

1 Seja específico: Ao fazer uma pergunta, seja o mais específico possível. Evite fazer perguntas muito amplas ou vagas, pois isso pode levar a respostas imprecisas. Em vez disso, concentre-se em um tópico específico e forneça detalhes suficientes para o ChatGPT entender o contexto da sua pergunta.

2. Use exemplos: Se a sua pergunta for complexa ou abstrata, pode ser útil fornecer exemplos concretos para ajudar o ChatGPT a entender melhor o que você está perguntando. Os exemplos podem tornar sua pergunta mais clara e fornecer um ponto de referência para o ChatGPT.

3. Evite perguntas duplas: Evite fazer mais de uma pergunta em uma só. Isso pode confundir o ChatGPT e levar a respostas imprecisas ou incompletas. Em vez disso, faça uma pergunta de cada vez, e seja claro sobre o que você está perguntando.

4. Seja objetivo: Tente fazer perguntas objetivas e não emocionais. Isso ajudará o ChatGPT a responder sua pergunta de maneira precisa e imparcial. Se você estiver fazendo uma pergunta sobre um problema pessoal, tente separar suas emoções do que você está perguntando e concentre-se apenas nos fatos relevantes.

5. Revise sua pergunta: Antes de enviar sua pergunta, revise-a para garantir que ela faça sentido e esteja clara. Certifique-se de que sua pergunta não contenha erros de ortografia ou gramática que possam dificultar o entendimento do ChatGPT.

Essas 5 dicas acima, são do próprio ChatGPT, mas para que fique mais claro de que forma você pode obter as melhores respostas, trouxemos alguns exemplos de prompts que podem inspirar e ajudá-lo na hora de utilizar a IA.

Exemplos de prompts do ChatGPT para advogados

Para criar o seu prompt, você precisa fornecer para a tecnologia detalhes do contexto sobre o qual você deseja receber insights. Quanto mais detalhada e simples for a sua pergunta melhor a resposta. 

Confira alguns exemplos:  

“Aja como um advogado, com mais de 10 anos de experiência na área [sua atuação], e me ajude a estruturar um [tipo de documento]. Quais são as informações e detalhes necessários para redigir um documento de alta qualidade? Justifique sua resposta passo a passo”

“Sou advogado e estou representando um cliente em um processo judicial que discute [contexto]. Na petição inicial eu apresento como principal argumento o fato de que [contexto legal]. Aja como o advogado da parte contrária e apresente os principais argumentos de defesa nessa situação”.

“Atuo como advogado na área de [área]. Estou preparando perguntas para realizar em audiência para a testemunha. Considerando que a principal discussão do processo judicial é [descreva com detalhes o contexto da situação], quais perguntas posso formular para atingir o objetivo [descreva o objetivo]? 

“Preciso redigir um e-mail de [motivo] para os clientes do meu escritório de advocacia. O tom do e-mail deve ser formal e transmitir [objetivo do e-mail]. É imprescindível que fique claro na redação que [reforço de objetivo com detalhes]” 

“Aja como um modelo de IA especializado em pesquisa e redação jurídica para blog. Ajude com qualquer dúvida jurídica ou necessidade de criação de textos para web. Forneça-me informações concisas e precisas sobre [assunto].”

“Aja como um advogado que atue na área de Direito de Família que frequentemente se depara com [problema]. Quais são as melhores orientações sobre como lidar com essa situação?”

“Como profissional jurídico com mais de 10 anos de experiência, preciso entender as implicações de [situação legal] para meus clientes. Você pode me fornecer uma visão geral das leis e regulamentos brasileiros relevantes para esse contexto?”

“Aja como um advogado [área]. Descreva as possíveis implicações legais da parte contratante ao assinar um contrato com as seguintes cláusulas: [contrato]”

Entendeu como funcionam os prompts? Esses são apenas alguns exemplos, a partir deles você consegue obter respostas mais próximas do que você procura. 

Limite de caracteres para o prompt

Há o limite de 4096 caracteres para elaboração do seu comando/prompt. Portanto, para analisar ou resumir grandes quantidades de texto será necessário que você divida a sua solicitação em várias pequenas solicitações para que, assim, o conteúdo completo seja considerado.

Caso você precise “quebrar” a sua solicitação, é importante que você informe para a IA. Veja como é simples. 

Você pode utilizar o comando:

Seguido de:

Vale lembrar que dentro da mesma conversa a IA vai aprendendo e guardando as informações fornecidas para aquele contexto que você perguntou. Assim, você pode pedir para que ela esclareça um ponto específico sobre a resposta, bem como consultar em outro momento em seu perfil.

A tecnologia deve ser sua aliada, é necessário que você utilize o ChatGPT como base e vá aperfeiçoando as informações geradas por meio do seu conhecimento jurídico e da sua experiência profissional.

É eficiência para o seu dia a dia, para que sobre tempo para traçar as melhores estratégias para sua prática profissional. 

ChatGPT para advogados na prática: Dicas de como usar

Não há dúvidas, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia podem ser beneficiados por meio dessa tecnologia. Desde a criação de conteúdo de marketing jurídico como falamos acima até a elaboração de documentos jurídicos, os benefícios de automatizar sua redação com IA parecem infinitos. 

Análise de contratos e contextos jurídicos

Por meio das perguntas corretas à Inteligência Artificial, ela terá a capacidade de analisar em poucos segundos contratos e outros documentos e ajudar a gerar insights, recomendações e previsões com base em dados.

Por exemplo, você pedir para que a IA resuma do que se trata determinado documento/decisão e aponte os principais tópicos presentes. Ou, ainda, que ela elabore um parecer jurídico sobre quais cláusulas do contrato podem representar risco para a parte contratante.

Com o resultado, os advogados podem oferecer soluções mais rápidas e econômicas para os problemas dos clientes.

Linguagem mais clara e objetiva – visual law

Se você ainda não utiliza visual law no seu dia a dia recomendamos a leitura do artigo: Visual Law: o que é e como utilizá-lo 

Em poucas linhas, o visual law tem como principal objetivo tornar o Direito uma área mais simples e descomplicada. Isso, inevitavelmente, passa por deixar de lado uma linguagem prolixa e cheia de termos jurídicos que não serão compreendidos pela maior parte da população.

Você pode utilizar o ChatGPT para simplificar documentos ou para simplificar a linguagem em uma troca de e-mails com clientes. É muito simples. Lembra os prompts que referimos lá em cima? Você pode adaptar um daqueles prompts para:

“A Partir de agora aja como um advogado especialista em [área] e redija a seguinte cláusula contratual de forma mais objetiva e clara ao leitor: [cláusula]”

Ah! Para ajudá-lo ainda mais nesse processo de utilização de uma linguagem mais clara e atrativa ao leitor, disponibilizamos gratuitamente 2 layouts prontos para fazer o download e usar:

Suporte ao cliente

As empresas já estão tentando aproveitar a tecnologia para dar suporte a clientes. A empresa Argentina Botmaker, por exemplo, que realiza o atendimento de empresas como Mcdonalds, Mercado Livre, Americanas e Adidas, pretende aumentar 9 vezes a velocidade dos serviços de atendimento aos clientes por meio da utilização da tecnologia. 

Vale a pena pesquisar como grandes players estão utilizando essa tecnologia para automatizar situações cotidianas e replicar em sua atuação.

Com o ChatGPT você obtém respostas de forma muito mais rápida às perguntas de clientes e fornece informações sobre os serviços prestados sem precisar parar tudo que está fazendo para formular um e-mail ou uma mensagem desde o princípio.

Pesquisa

O ChatGPT pode ser uma ferramenta inestimável para advogados pesquisarem sobre determinado assunto. Como vimos, a tecnologia permite em instantes responder às perguntas dos usuários com grandes quantidades de dados, bem como fornece ao usuário resultados relevantes. 

Contudo, é muito importante que o advogado sempre averigue as informações trazidas e combine as informações ao seu conhecimento jurídico sobre o tema. Um dos maiores problemas é que a tecnologia não consegue acompanhar as complexidades da lei. 

Embora o ChatGPT possa criar respostas automatizadas para questões legais simples, ele não pode compreender conceitos mais complexos ou interpretar a jurisprudência.

Essa falta de compreensão pode levar a conselhos imprecisos ou incompletos.

Antecipar estratégia argumentativa audiência/processo/reunião

Com a ajuda do ChatGPT é possível que você obtenha insights preciosos sobre possíveis argumentos de defesa da parte contrária. Vejamos.

Utilizando um comando para que a IA aja como um advogado especialista em processos judiciais da sua área de atuação, você pode pedir para que ele formule estratégias de defesa para os argumentos que você utilizou em sua petição inicial, por exemplo.

Com isso em mãos, você pode ter uma ideia das possíveis alegações da parte contrária e fortalecer a posição do seu cliente e, consequentemente, aumentar as suas chances de êxito.

O mesmo se aplica ao preparo para uma audiência ou para uma reunião importante.

Percebe-se que muitas são as formas do advogado tirar proveito do uso da tecnologia, e uma coisa é certa: a adoção responsável da tecnologia pode ajudar a economizar tempo e tem um impacto significativo no desempenho da atuação profissional.

Lembrete! Inclua no seu comando sempre que necessário que você deseja encontrar informações precisas e atualizadas sobre o tema. Marcos regulatórios posteriores a 2021 (pelo menos até março de 2023) podem não estar inclusos na busca.

Limitações do ChatGPT para advogados e a importância da Jurimetria

Embora o ChatGPT ofereça alguma assistência no gerenciamento de tarefas jurídicas, como realizar pesquisas jurídicas, redigir documentos e analisar documentos jurídicos, ele não pode substituir um Software dedicado à pesquisa jurisprudencial e à Jurimetria.

Ocorre que a tecnologia não tem acesso aos dados jurídicos dos Tribunais. Assim, advogados não conseguem obter com o ChatGPT dados estatísticos dos Tribunais ou qualquer informação sobre os precedentes judiciais que poderiam se adequar à resposta ideal que você procura.

Você pode até encontrar dados de decisões relevantes, que foram notícia na internet, por exemplo, mas não encontrar a estatística de quantos processos foram julgados procedentes no último ano sobre determinado tema, por exemplo.

Em contrapartida, a IA do Software da Turivius tem acesso aos dados jurídicos dos Tribunais e Conselhos Administrativos e consegue não só filtrar apenas decisões favoráveis ao seu cliente, como também entregar para você dados estatísticos do contencioso dos Tribunais. Veja uma prévia aqui.

A Jurimetria Trabalhista e Tributária oferecida pela Turivius permite:

  1. Aprofundar teses jurídicas 
  2. Captar clientes com Jurimetria (Acesse nosso case de sucesso)
  3. Apresentar dados para clientes utilizando visual law 
  4. Analisar a tendência jurisprudencial ao longo dos anos (Assista uma análise na prática)
  5. Tomar decisões mais assertivas
  6. Reverter cenários desfavoráveis (Acesse nosso case de sucesso)
  7. Aumentar seus ganhos

A Inteligência Artificial na advocacia representa a construção de um novo modelo de trabalho mais seguro, eficiente e ágil. 

Inicie o seu teste gratuito no software da Turivius e entenda como a Jurimetria pode potencializar a sua advocacia.

Faça um teste grátis de Jurimetria

ChatGPT para marketing jurídico

Você sabia que muitos advogados estão otimizando o seu tempo com criação de conteúdo por meio do ChatGPT? 

Exatamente! O escritório de advocacia AG Immigration, especialista em migrações e em green cards para os EUA, publicou pela primeira vez, em seu site, um conteúdo jurídico totalmente escrito e ilustrado por ferramentas de Inteligência Artificial. Você pode tirar suas próprias conclusões sobre o conteúdo aqui: How chinese citizens may seek asylum in the us

Em uma recente entrevista, Rodrigo Costa, CEO do escritório referiu: A Inteligência Artificial é a nova internet e uma grande revolução tecnológica, que vai revolucionar a forma como trabalhamos e interagimos com informação. No campo jurídico, ainda não substitui o papel do advogado, mas é capaz de produzir conteúdos informativos de altíssima qualidade.

Mais do que nunca é o momento do advogado olhar para a eficiência e qualidade que a tecnologia pode trazer para o seu dia a dia, principalmente em questões que podem aumentar os seus ganhos.

O marketing digital hoje é uma das ferramentas que você pode utilizar para atrair mais clientes para o seu escritório. Afinal, os seus clientes estão online e precisam encontrar você também desta forma. 

Nossa equipe preparou um Guia de marketing digital para advogados com um passo a passo para você criar conteúdo, em que você aprende

  1. Os limites da publicidade na advocacia (entrevista exclusiva com a Conselheira Federal da OAB, Greice Stocker)
  2. Determinar a sua persona (público alvo)
  3. Criar conteúdo por rede social
  4. Como utilizar mídia paga para ampliar seu impacto, e muito mais.

Após ler nosso Guia de marketing digital para advogados, gratuito para download, e as dicas abaixo sobre como criar conteúdo com a ajuda do ChatGPT, você estará pronto para colocar a mão na massa hoje mesmo.

Como criar conteúdos de marketing digital com ChatGPT para advogados

Para criar seus conteúdos, você deve lembrar de utilizar os prompts de comando ao elaborar a sua solicitação.

Veja este exemplo:

Como vimos, você pode solicitar individualmente no ChatGPT, mas há também como fazer isso em massa, de forma muito mais rápida, com uma extensão integradora com o Google Sheets: ChatGPT in Google Sheets™ and Docs™

Como adiciono o ChatGPT ao Google Sheet?

Em um primeiro momento pode parecer confuso, mas não se preocupe, após entender o processo o resultado é incrível.

  1. Instalar o complemento GPT para Planilhas e Documentos
  2. Criar uma nova planilha do Google
  3. Configure sua chave Open API
  4. Vá para Extensões > GPT para Planilhas e Documentos > Ativar funções GPT
  5. Insira uma função GPT em uma célula para começar a solicitar o ChatGPT do Planilhas Google!

Com a extensão aplicada ao Google Sheets, é necessário que você insira as funções desejadas. Por exemplo, para montar a planilha abaixo utilizamos os seguintes comandos nas células:

Assunto (B3): =GPT_LIST(“crie uma lista com assuntos relevantes sobre direito tributário”)

Texto (C3): =GPT(A3;B3)

Imagem (E3): =GPT(C3;D3)

Contudo, é importante que você saiba que são inúmeras as opções de comandos para você utilizar. Sugerimos alguns conteúdos que podem ajudar você a implementar todas as funcionalidades, confira:

Papel da tecnologia na advocacia moderna

Segundo recente artigo divulgado pela Clio, a tecnologia desempenha um papel crítico no sucesso do escritório de advocacia. Segundo resultados do Legal Trends Report de 2022, os advogados que usam software jurídicos têm maior probabilidade de relatar:

  • Maior satisfação na vida pessoal e profissional
  • Melhor relacionamento com clientes e colegas
  • Bom desempenho em seus trabalhos

No mesmo sentido caminha a satisfação dos clientes desses escritórios que utilizam Softwares Jurídicos em seu dia a dia. A capacidade de resposta também é um fator-chave para a satisfação do cliente – eles querem respostas e as querem rapidamente.

Os dados disponibilizados pela pesquisa, esclarecem que a IA oferece benefícios para os escritórios de advocacia modernos – ao simplificar tarefas e reduzir o tempo de resposta. Ou seja, os advogados podem minimizar o tempo gasto em tarefas rotineiras enquanto fornecem um alto nível de serviço centrado exclusivamente no cliente.

Sumário

Posts Relacionados

Estratégias de reestruturação financeira em processos de recuperação judicial
Este artigo explora as estratégias de reestruturação financeira mais comuns utilizadas durante processos de recuperação judicial e como essas abordagens
O contencioso tributário para além dos litígios
O texto aborda as atividades que podem colaborar para tornar um advogado in house da área de contencioso tributário cada

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.

Fale conosco

Preencha para ser redirecionado ao WhatsApp: