Chat GPT para Advogados: vantagens e desvantagens

Explore as vantagens e desvantagens do uso do Chat GPT para advogados.
Equipe Turivius
Equipe Turivius
Software jurídico | Advocacia com Inteligência Artificial 📉⚖️ Gestão Jurisprudencial e Jurimetria EstratégicaPeça o seu teste gratuito.

Introdução

Com o avanço da tecnologia, é natural que novas ferramentas sejam criadas para facilitar a vida dos profissionais.

Chat GPT para Advogados vantagens e desvantagens

Uma das ferramentas que está dando o que falar, inclusive no setor jurídico, é o Chat GPT, da OpenAI, uma tecnologia de inteligência artificial que pode ser utilizada para agilizar e otimizar diversos processos dentro do universo jurídico.

Para aprender a criar os seus próprios comandos e ter uma experiência ainda melhor na utilização da tecnologia na prática jurídica, recomendamos o download do nosso Guia Prático sobre Chat GPT para advogados.

Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens do uso do Chat GPT para advogados.

Vantagens do Chat GPT para advogados

Agilidade no atendimento ao cliente

O Chat GPT pode ser utilizado para criar chatbots que auxiliam no atendimento ao cliente. Com essa tecnologia, é possível responder a perguntas frequentes, fornecer informações sobre serviços prestados e até mesmo possibilitar aos seus clientes o agendamento de consultas.

De acordo com uma pesquisa da Gartner, realizada em 2019, até 2022, 70% das interações dos clientes com empresas já seriam gerenciadas por chatbots, incluindo os setores jurídicos.

Dessa forma, é possível reduzir o tempo de espera dos clientes, oferecer um atendimento mais eficiente e, consequentemente, melhorar a satisfação do cliente. Lembre-se estamos cada vez mais falando sobre eficiência e sobre levar o cliente para o centro do negócio.

Economia de tempo

A tecnologia pode também ser utilizada para automatizar tarefas repetitivas, como a revisão de contratos e a redação de petições iniciais. Isso permite que o advogado economize tempo e possa se concentrar em atividades que requerem mais atenção e criatividade.

Em “ChatGPT para advogados: Como utilizar na sua prática jurídica” explicamos de que forma você pode utilizar essa tecnologia para antecipar a estratégia argumentativa da parte contrária, por exemplo.

Redução de erros

Ao utilizar o Chat GPT para automatizar tarefas, é possível reduzir a ocorrência de erros humanos. Como a tecnologia é programada para seguir um conjunto de regras e diretrizes, é menos provável que ocorram erros de digitação, ortografia ou gramática.

Análise de dados

O Chat GPT pode ser utilizado por advogados para analisar grandes quantidades de dados, como registros judiciais, e fornecer insights valiosos sobre padrões e tendências. Isso pode ajudar os advogados a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Desvantagens do Chat GPT para advogados

Embora seja uma ferramenta tecnológica promissora na área jurídica, é importante destacar que o seu uso também pode apresentar algumas desvantagens.

Falta de personalização

Lembra quando falamos da importância do foco no cliente? O Chat GPT é uma tecnologia baseada em algoritmos e, portanto, pode não ser capaz de fornecer respostas personalizadas ou adaptadas às necessidades específicas do cliente.

Isso pode levar a uma experiência de atendimento ao cliente menos satisfatória. Aqui na Turivius, por exemplo, nosso Software funciona com robôs, contudo nosso atendimento ao cliente é 100% humanizado.

Acreditamos que o sucesso do cliente após a contratação da ferramenta é muito importante, pois conforme referiu Paulo Silvestre na entrevista que forneceu à Turvius, é que não existe transformação digital sem pessoas.

Dependência da tecnologia

Embora o Chat GPT possa ser uma ferramenta útil, os advogados não devem depender exclusivamente dessa tecnologia. É importante manter a capacidade de realizar tarefas manualmente e ter conhecimento das leis e regulamentações que regem o setor jurídico.

Não contém dados dos Tribunais como um Software de pesquisa

Esse é um ponto muito importante. Uma das desvantagens do uso do Chat GPT para advogados está no fato da tecnologia não ser capaz de fornecer informações específicas dos Tribunais de Justiça ou de leis mais recentes, dependendo do nível de complexidade da questão.

Isso pode ser problemático, uma vez que as informações imprecisas ou desatualizadas podem levar a decisões equivocadas ou ações inadequadas que prejudiquem os clientes.

Nesse sentido, é fundamental que os advogados estejam cientes das limitações da tecnologia e tenham conhecimentos sólidos sobre as leis e regulamentações para tomar decisões informadas e eficazes.

Ao contrário do Chat GPT, a Turivius acessa dados diretamente dos Tribunais, por isso é possível que o advogado tome decisões mais assertivas e potencialize os seus resultados por meio da análise de dados estatísticos dos Tribunais (Jurimetria).

Riscos de segurança

Como qualquer tecnologia baseada na Internet, o Chat GPT pode estar sujeito a riscos de segurança, como ataques cibernéticos e roubo de dados. É muito importante tomar medidas adequadas de segurança para proteger informações confidenciais de clientes e processos.

Conclusão

Em resumo, o Chat GPT para advogados é sim uma ferramenta valiosa, oferecendo uma variedade de benefícios, como agilidade no atendimento ao cliente, economia de tempo, redução de erros e análise de dados.

No entanto, é importante lembrar que a tecnologia não pode substituir completamente o trabalho humano e que há riscos associados ao uso de tecnologia baseada na Internet. A tecnologia deve ser sempre utilizada como aliada dos profissionais.

A Jurimetria Trabalhista e Tributária oferecida pela Turivius permite maior eficiência e êxito ao trabalho do advogado. Confira 3 cases de sucesso da Turivius:

A Inteligência Artificial na advocacia representa a construção de um novo modelo de trabalho mais seguro, eficiente e ágil. 

Inicie o seu teste gratuito no software da Turivius e entenda como a Jurimetria pode potencializar a sua advocacia.

Sumário

Posts Relacionados

Direito Empresarial: 4 Estratégias Práticas para Destacar sua Carreira
Explore as estratégias essenciais do Direito Empresarial e descubra como impulsionar sua carreira, seja atuando em escritórios especializados ou integrando
Veja como realizar um controle de prazos processuais de forma simples e segura

O controle de prazos processuais não é apenas uma tarefa rotineira, é uma prática que exige precisão, vigilância e uma

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.