Branding para advogados: como colocar em prática no seu escritório
loader-logo

Morgana Alencar

Avatar
Advogada, Membro da Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP e escritora 

Branding para advogados: como colocar em prática no seu escritório

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Segundo pesquisa, mais de 65% dos consumidores afirmam que se sentem conectados emocionalmente a uma marca, dado que demonstra a relevância da adoção de estratégias de branding como fator distintivo da concorrência, tratando-se esse de importante recurso para advogados que desejam maior lucratividade no seu negócio. 

O branding consiste em uma estratégia de gestão de marca que tem como objetivo entender o propósito de uma empresa, seu tom de voz, seus valores e sua missão no mercado em que está inserida. 

A adoção de estratégias de branding para advogados resulta em vantagens como o ganho de autoridade e relevância de marca, fortalecimento da conexão emocional com seus clientes, maior lucratividade, aumento da atração e fidelização da clientela, etc.

No artigo de hoje veremos como colocar em prática uma estratégia de branding para advogados. Acompanhe!

Leia também:

Linkedin para advogados: 5 dicas para aumentar sua autoridade no digital

Glossário de Marketing Digital para advogados: 11 conceitos para nunca mais esquecer

O que é branding?

Branding se traduz em um conjunto de ações estratégicas essenciais para a gestão de determinada marca, sendo seu propósito fortalecer o vínculo entre uma empresa e seus potenciais consumidores, contribuindo para o ganho de autoridade e posicionamento positivo no mercado. 

Na advocacia, o branding jurídico pode ser utilizado como um recurso para advogados e escritórios de advocacia construírem sua marca perante sua clientela, apresentando os diferenciais do serviço prestado, seu propósito e os valores por trás do negócio. 

Consideremos, por exemplo, os grandes empresários que buscam muito além do serviço jurídico propriamente dito e necessitam de mais que um site institucional para se sentirem confiantes para uma contratação.  

Essas empresas buscam verdadeiros parceiros de negócios, profissionais aptos a contribuírem com a economia de recursos e lucratividade do empreendimento, colocando em prática políticas de governança e compliance, atuando na mitigação de riscos e apresentando soluções eficientes para seus problemas. 

Para garantir o destaque entre a concorrência é preciso construir e apresentar a esses clientes o propósito da prestação dos seus serviços jurídicos, demonstrando como essa atuação se dá de forma inovadora e empreendedora, trabalhando em colaboração com os demais setores da corporação. 

Dicas práticas de branding para advogados 

Para aprofundar a conexão com seus clientes através do branding é preciso estar atento a questões práticas como identidade visual, estratégias de comunicação e produção de conteúdo do seu escritório de advocacia. 

Vejamos a seguir algumas questões a serem analisadas no posicionamento de marca para advogados.

Posicionamento de marca e identidade visual

O posicionamento de marca engloba a forma como é feita a comunicação, o tom de voz utilizado e seus principais valores. 

Assim, relaciona-se diretamente com o próximo tópico, em que são destacados os principais pontos que devem ser observados na produção de conteúdo na advocacia. 

Busque evitar o juridiquês ou termos que sejam muito genéricos, aproxime-se da realidade do seu cliente, utilizando uma linguagem que esteja presente no seu cotidiano. 

Assim como ocorre com a linguagem escrita, a identidade visual (cores, logo, tipografia) também deve estar alinhada ao propósito da marca, diferenciando-a das demais e representando a comunicação institucional do escritório de advocacia, contribuindo para que sejam transmitidos valores como seriedade, transparência e confiança no serviço prestado. 

Leia também para saber mais dicas de comunicação na advocacia:

Por que advogados deveriam investir no Visual Law?

Produção de conteúdo na advocacia

Por mais desafiadora que seja a gestão de tempo em escritórios de advocacia, o marketing de conteúdo é uma realidade que também deve fazer parte do dia a dia dos advogados. 

Esse é um dos elementos essenciais do branding para advogados e deve ser realizado de forma consistente e adequada aos propósitos de valor e de captação de novas oportunidades de negócio. 

É preciso estar atento à linguagem utilizada e adequá-la à realidade da sua persona (cliente ideal). 

Isso porque ela deve ser construída de acordo com o seu ramo de atuação e com o perfil dos clientes que pretende atrair para seu escritório. 

Para saber por onde começar no marketing jurídico, leia também:

Marketing jurídico: 5 dicas práticas de como utilizá-lo no seu escritório de advocacia

Compreender o tom de voz correto, a linguagem e os canais de comunicação mais utilizados pelo seu cliente se demonstra fundamental para a construção de uma estratégia de branding que entregue os resultados pretendidos. 

A produção de conteúdo pode ocorrer em diversos formatos e canais, como é o caso do envio de newsletter, publicação de artigos de blog ou post nas redes sociais, vídeos no Youtube, podcasts, etc.

Ainda, a produção desses conteúdos deve ser pensada a partir do contexto em que a sua persona está inserida, de modo que auxilie na resolução de problemas e agregue valor para o serviço jurídico prestado.

Para isso, percebe-se necessário também o entendimento da jornada de compra percorrida pelo seu cliente, quando o conteúdo a ser produzido poderá estar na fase de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução ou decisão de compra. 

Conheça cada uma dessas fases na produção de conteúdo:

Jornada do cliente na advocacia: entenda como funciona e comece a aumentar sua receita.

Garanta que propósito e discurso estejam alinhados à prática

De forma resumida, podemos afirmar que o branding jurídico diz respeito a toda comunicação da marca pessoal de um advogado ou do seu escritório de advocacia, esteja ela presente na produção de conteúdo ou nos símbolos e cores da identidade visual adotada.  

Quais são as principais crenças e valores defendidos pelo seu escritório? Eles estão sendo colocados em prática? 

Se a inovação e constante atualização são seus principais valores, de qual modo você demonstra para o seu cliente que as teses jurídicas utilizadas em seus processos são as mais atuais? Você investe em tecnologia

Ou, ainda, se o atendimento personalizado representa o norte da sua marca, como o seu cliente tem avaliado a sua experiência? Você realiza pesquisas a fim de descobrir como ele se sente em relação aos serviços prestados? 

Para que o branding jurídico propicie bons resultados é preciso que toda promessa seja cumprida e os valores percebidos na prática. 

Veja também:

Direito e tecnologia: oportunidades para transformar o mundo jurídico

Experiência do cliente na advocacia: saiba como se destacar!

Conclusão

Como vimos, as estratégias de branding vêm ganhando destaque também no meio jurídico, uma vez que não se trata apenas de uma simples prestação de serviços, sendo preciso demonstrar seus diferenciais para a conquista de uma real conexão com a clientela. 

Com a construção de uma comunicação clara, honesta e eficiente é possível colocar essas estratégias em prática, aumentando a autoridade e relevância do escritório de advocacia tanto no meio digital, como fora dele

Por fim, importante destacar que as estratégias de branding jurídico devem ser realizadas em caráter informativo e não promocional, sempre garantindo que sejam respeitadas as disposições do Estatuto da Advocacia e Código de Ética da OAB

Quer saber mais sobre marketing jurídico? Leia também:

E-mail marketing para advogados: utilizando esse recurso para prospecção de clientes

Como captar clientes na advocacia trabalhista

————

A missão da Turivius é transformar a inovação e tecnologia em valor agregado aos seu serviços jurídicos, contribuindo para a alta performance em escritórios de advocacia e departamentos tributários de empresas de grande porte. 

Vem conhecer mais sobre o nosso propósito!

Inscreva-se para receber notícias

Não perca nenhuma notícia publicada no blog da Turivius!

Turivius: sua nova forma de fazer pesquisa jurisprudencial tributária

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações Relacionadas