Como a automação de processos dentro do Departamento Jurídico auxilia na qualidade de vida de seus membros?

A automação de processos tem desempenhado um papel significativo no aprimoramento da eficiência e produtividade dos departamentos jurídicos. 
Paula Nogueira
Paula Nogueira
Head do Departamento Jurídico da Vigor Alimentos S.A.

A automação de processos tem desempenhado um papel significativo no aprimoramento da eficiência e produtividade dos departamentos jurídicos

Automação de Processos no Departamento Jurídico

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a automação tem ajudado nesse contexto:

Gerenciamento de documentos

A automação permite que os departamentos jurídicos gerenciem documentos de forma mais eficiente. Os sistemas automatizados podem categorizar, armazenar e recuperar documentos com facilidade, reduzindo a necessidade de busca manual e minimizando erros.

Revisão de contratos

A automação pode ser usada para revisar contratos de forma rápida e precisa. Softwares de automação podem identificar cláusulas padrão, verificar erros e inconsistências, além de comparar contratos com modelos pré-determinados. Isso economiza tempo e recursos, permitindo que os advogados se concentrem em questões mais complexas.

Notificações e prazos

A automação pode auxiliar no monitoramento de prazos e enviar notificações automáticas para garantir o cumprimento de tarefas importantes. Isso reduz o risco de perda de prazos e ajuda a manter o fluxo de trabalho organizado.

Pesquisa jurídica

Com o uso de ferramentas de automação, os departamentos jurídicos podem realizar pesquisas jurídicas de forma mais eficiente. Softwares especializados podem analisar grandes volumes de informações legais, identificar precedentes relevantes e fornecer insights valiosos para embasar a tomada de decisões.

Relatórios e análises

A automação permite que os departamentos jurídicos gerem relatórios e análises de desempenho de forma mais rápida e precisa. Com dados automatizados, é possível obter informações sobre métricas-chave, como tempo médio de resolução de casos, custos envolvidos e eficiência da equipe.

Fluxos de trabalho

A automação pode ser usada para criar fluxos de trabalho personalizados que se adaptem às necessidades específicas de um departamento jurídico. Isso ajuda a padronizar processos, aumentar a consistência e garantir a conformidade com regulamentos e políticas internas.

A tecnologia tem sido nossa aliada para aprimorar tarefas rotineiras e isso nos trouxe inúmeros benefícios, soluções e oportunidades como:

• flexibilidade e otimização da rotina, aliadas a economia de tempo e recursos; 

• melhoria de gestão processual e otimização de banco de dados; 

• acuracidade no controle de prazos e informações; 

• segurança no armazenamento online de documentos; 

• possibilidade de compartilhamento de informação online; 

• confiabilidade da informação; 

• possibilidade de análises preditivas, dentre inúmeros outros benefícios que poderíamos ainda citar.

Ademais, esses recursos tecnológicos ainda nos permitiram mais tempo para nos dedicarmos a outras atividades que não são sejam as tarefas repetitivas e que realmente sejam relevantes para a companhia e ainda nos proporciona uma melhor qualidade de vida principalmente em relação a questão de gestão do nosso próprio tempo!

Leia também: Integrando Tecnologia Jurídica às Metodologias Ágeis na Advocacia

O Direito aliado a novas tecnologia e automação de processos vem mudando radicalmente a mentalidade e a forma de trabalho dos advogados! Ficamos muito felizes de poder contar com esses avanços e espero que sigamos sempre evoluindo!


Como a Turivius automatiza a Pesquisa Jurisprudencial?

Os precedentes assumem um papel de extrema importância no novo Código de Processo Civil (CPC). Ao estabelecer o sistema de precedentes vinculantes, o legislador brasileiro buscou conferir maior segurança jurídica e uniformidade nas decisões judiciais.

Mais do que nunca é necessário que o advogado mantenha-se atualizado sobre novas decisões de temas de seu interesse, seja no Judiciário ou em Órgãos Administrativos.

E é aí que entra o monitoramento da Turivius:

A partir do momento em que o advogado sabe, ou imagina, quais termos usar para encontrar determinado julgado, nosso robô trabalha de forma automatizada realiza a busca por novos precedentes.

Assim, o advogado reduz o tempo gasto em pesquisa jurisprudencial para atualizar suas teses. O monitoramento ainda pode ser compartilhado com os integrantes da sua equipe para que todos se mantenham atualizados sobre o tema.

A partir do momento em que o advogado ativa o monitoramento, ele determina a frequência do envio de notificações ao seu e-mail, bem como em quais órgão deseja que o robô da Turivius busque novas decisões. Peça uma demonstração gratuita da ferramenta de Gestão Jurisprudencial e Jurimetria.

A Turivius leva o advogado para o cerne do estratégico e aumenta os seus resultados.

Leia nossas últimas publicações

Sumário

Posts Relacionados

Direito Empresarial: 4 Estratégias Práticas para Destacar sua Carreira
Explore as estratégias essenciais do Direito Empresarial e descubra como impulsionar sua carreira, seja atuando em escritórios especializados ou integrando
Veja como realizar um controle de prazos processuais de forma simples e segura

O controle de prazos processuais não é apenas uma tarefa rotineira, é uma prática que exige precisão, vigilância e uma

Teste o software gratuitamente

Pesquisa jurisprudencial com filtros de Inteligência Artificial e Jurimetria.